5 passos para montar portfólio de investimentos

Os novos investidores possuem algumas dificuldades na hora de montar o portfólio de investimentos, afinal, o mercado financeiro oferece diversas opções.

Por mais que o público busque por uma receita de bolo quando o assunto é aplicações, a verdade é que as carteiras podem variar de acordo com o gosto e anseios do gestor.

Esta tarefa fica ainda mais complexa quando o cenário econômico global não favorece os investimentos, o que requer uma análise mais profunda desses recursos. Logo, 5 passos podem facilitar a administração dos ativos.

5 passos para montar portfólio de investimentos
Fonte: (Reprodução/Internet)

1. Identifique o perfil de investidor

O primeiro passo para montar a carteira de aplicações ideal é saber qual dos perfis o gestor se encaixa. Esta classificação vai fazer toda a diferença na hora da escolha dos ativos.

  • Conservador: não está aberto a riscos, prefere investimentos seguros;
  • Moderado: moderadamente flexível aos riscos;
  • Arrojado: 100% disposto a arriscar.

Além de identificar a classificação de investidor, é importante respeitá-lo pois isso está atrelado à segurança que o gestor tem em destinar seu capital à determinada aplicação.

2. Opte pela diversificação

O próximo passo é não colocar todos os recursos em uma única categoria de investimento, seja ele de renda fixa ou de renda variável.

  • Invista em diferentes produtos, com base no perfil de investidor.

Esta recomendação é válida sobretudo como forma de proteção à carteira de investimentos. Enquanto uma aplicação pode estar em seu período de baixa, o outro ativo pode recompensar as perdas.

Fique por dentro: Como começar a investir sem medo em renda variável

3. Aprenda com especialistas

Esta dica muitas pessoas descartam pois chegam no mercado financeiro “com muita sede ao pote”. O ideal é estar em contato com especialistas da área para sanar dúvidas, pelo menos no começo da jornada.

4. Controle os impulsos

O quarto passo é fundamental para a saúde dos investimentos. Muitos investidores perdem os lucros e ficam no vermelho por não saber controlar os impulsos.

  • Avalie os investimentos de forma racional.

5 passos para montar portfólio de investimentos
Fonte: (Reprodução/Internet)
Fonte: (Reprodução/Internet)

Um erro comum entre o o público que opta por investir em ações é vendê-las quando estão em baixa. O fato de ver o ativo em queda pode gerar medidas desesperadoras, quando na verdade o ideal para este momento é manter a aplicação.

É válido afirmar que existem investimentos de curto, médio e longo prazo. Logo, para não sair no prejuízo respeite a rentabilidade e o tempo de cada um deles.

5. Busque por carteiras recomendadas

Por fim, a quinta e última dica é buscar por carteiras recomendadas de instituições e profissionais confiáveis. Esta iniciativa ajuda, inclusive, o processo de diversificação dos ativos.

Leia mais: 7 estratégias de investimento para se preparar para mercados em baixa