8 ações do S&P 500 (SPX) que mais geraram retorno em 2020

O S&P 500 (SPX) terminou 2020 com um ganho de 16,26% no ano e fechou em alta recorde na quinta-feira (31), um desempenho notável após uma venda drástica em fevereiro e março.

Alguns dos nomes no índice de mercado amplo tiveram anos particularmente fortes, com seis ações ganhando mais de 100%. Duas das ações foram adicionadas ao índice apenas no decorrer de 2020.

Os oito primeiros também incluem dois estoques de semicondutores da Nvidia (NVDA) e Advanced Micro Devices (AMD). Foi um ano forte para o setor em geral, com o índice PHLX Semiconductor (SOX) crescendo 51%, ultrapassando até mesmo o Nasdaq (IXIC) de alta tecnologia.

8 ações do S&P 500 (SPX) que mais geraram retorno em 2020
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja mais:

S&P 500 (SPX) possui mais de US$ 11 trilhões

O S&P 500 (SPX) é um grupo ponderado de mercado de ações de grande capitalização nos Estados Unidos e é o benchmark que muitos investidores profissionais comparam. 

Muitos fundos negociados em bolsa e mútuos populares são comparados ao S&P 500, com mais de US$ 11 trilhões vinculados ou comparados ao índice em dezembro de 2019, de acordo com o S&P Dow Jones Indices.

Os constituintes do índice são frequentemente misturados ao longo do ano por um comitê da S&P Dow Jones Indices. A organização anunciou na quarta-feira que a Enphase Energy (ENPH) iria juntar-se ao índice em janeiro, substituindo Tiffany & Co (TIF), que está sendo adquirida pela LVMH (MC).

Veja a seguir as ações que mais desempenharam no S&P 500 (SPX) em 2020, de acordo com suas taxas de retorno de preço no ano:

  • Tesla (TSLA) alcançou um retorno de 743,1%;
  • Etsy (ETSY) teve taxas de retorno de 301,6%;
  • Nvidia (NVDA) retornou cerca de 121,9%;
  • PayPal (PYPL) teve retorno de 116,5%;
  • L Brands (L) obteve retorno de 105,5%;
  • Albermarle Corp. (ALB) chegou a 102,1% de retorno;
  • Advanced Micro Devices (AMD) alcançou um retorno de 99,8%;
  • Freeport-McMoRan (FCX) retornou 98,6% em 2020.

Tesla (TSLA) e Etsy (ETSY) alçam o índice

A subida do S&P 500 teria sido ainda mais dramática se os dois primeiros nomes da lista tivessem começado o ano no índice. Tanto a fabricante de veículos elétricos Tesla (TSLA) quanto a empresa de comércio eletrônico Etsy (ETSY) foram adicionadas ao S&P 500 durante os últimos quatro meses do ano.

Essas ações também representam dois dos principais temas do mercado este ano, já que as ações ligadas à energia verde tiveram anos fortes, assim como empresas como a Etsy (ETSY), que estavam bem equipadas para um mundo que fica em casa.

Leia também: 6 coisas que precisa saber antes de investir em ações

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: CNBC.