Com a pandemia, novas tendências de investimento foram identificadas pelos especialistas. Ativos de renda variável considerados “de risco” passaram a compor boa parte da carteira de aplicações dos investidores.
Dentre essas opções, as ações da Azul (AZUL4) e da Cogna (COGN3) se destacaram no mercado financeiro, já que especialistas apostaram que as empresas podem gerar potenciais ganhos conforme a recuperação da economia, informou a gestora de investimentos Gorila.
Conforme os analistas, o fato da taxa básica de juros em níveis baixos tem motivado os investidores a buscarem por alternativas que apresentem maior rentabilidade.
Veja a atuação das empresas na carteira dos investidores.
Azul (AZUL4) e Cogna (COGN3) compõe 2% das transações na pandemia
Conforme dados do software do Gorila, os papéis da Azul (AZUL4) e Cogna (COGN3) compõe 2% do volume total de transações feita pelos investidores na crise do coronavírus. Este resultado usou como base as carteiras de usuários atrelados à fintech.
O volume de compra das ações da Cogna (COGN3) saltaram do 48º lugar para o 8º durante a pandemia. Enquanto os papéis da Azul (AZUL4) saíram da 52ª posição para a 9ª.
Outro índice que indica o crescimento da procura por esses ativos é a movimentação de vendas.
- Azul: saiu do 63º lugar para o 7º lugar em março, mês que marcou o aumento de casos da Covid-19 no país;
- Cogna: saltou da 31ª posição para 8ª, no mesmo período citado acima.
“Fintwit” eleva procura pelos ativos da Cogna (COGN3) e Via Varejo (VVAR3)
A comunidade do Twitter conhecida como “fintwit” tem gerado discussões sobre ativos de diversas empresas, dentro dos debates a Cogna (COGN3) e a Via Varejo (VVAR3) vêm sendo citadas com frequência, conforme afirmou o Guilherme Aché, especialista da Squadra Investimentos.
Segundo ele, o perfil dos investidores está passando por modificações ocasionadas pela transformação na cultura educacional de finanças. Para o analista, o público tem se informado frequentemente por meio de leituras e debates sobre o mercado em redes sociais como o Twitter.
Outra percepção dos profissionais do mercado é que a Via Varejo (VVAR3) cresceu na composição das carteiras dos investidores mais ricos, com alta de 69,8% em seus negociações, segundo levantamento do Big Data SmartBrain.
Destaques em volume financeiro
- A mineradora Vale (VALE3) e a estatal Petrobras (PETR3;PETR4) seguem sendo as preferidas do público, o que é perceptível pelo volume financeiro negociado na Bolsa de Valores
- Em seguida os bancos Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB3;ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3).
Apesar dessas ações se manterem na carteira dos investidores, os gestores passaram a arriscar em ativos de empresas que, segundo eles, mostrem uma potencial recuperação como a Azul (AZUL4) e a Cogna (COGN3), conforme a fintech Gorila.
Para a fintech, é positivo que o público arrisque em outras opções, desde que mantenha os ativos de empresas consideradas sólidas no mercado como Petrobras (PETR3;PETR4), Vale (VALE3) e as instituições financeiras mencionadas. Para a empresa elas também são atrativas pois pagam mais em dividendos.