Na terça-feira (3), as Bolsas de Valores de Xangai e Hong Kong comunicaram que a oferta pública inicial do Ant Group, maior IPO da história, foi suspensa.
O anúncio levou as ações do Alibaba (BABA), que detém cerca de 33% do Ant Group, despencarem mais de 7% no mercado de Hong Kong.
No mesmo ritmo, os papéis do gigante do e-commerce negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) fecharam com baixa de 8,10% no encerramento do pregão.
CEO do Alibaba (BABA) critica órgão regulador chinês
No final do mês passado, o presidente do Alibaba (BABA), Jack Ma, fez alguns comentários que soaram como críticas ao órgão regulador financeiro da China.
“O sistema financeiro de hoje é o legado da Era Industrial. Devemos criar um novo para a próxima geração e os jovens. Devemos reformar o sistema atual ”, disse o executivo.
Sam Radwan, líder da consultoria de gestão Enhance International, afirmou que o pronunciamento do CEO pode ter influenciado na suspensão do IPO do Ant Group. Para o profissional, as críticas de Jack Ma à entidade não caíram bem já que a cooperação do Ant Group junto ao regulador é essencial para a transação.
Nos últimos anos, as autoridades chinesas têm se preocupado com empresas como o Ant Group, que consideram fornecer serviços semelhantes aos de um banco, apesar de não ser um, e com os impactos dessas operações no sistema econômico.
Ant Group tem IPO interrompida na China
De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários da China, ontem o controlador do Ant Group, Jack Ma , o presidente executivo Eric Jing e o CEO Simon Hu foram convocados e entrevistados por reguladores chineses para discutirem sobre a suspensão do IPO da companhia.
Segundo a CNBC, o Ant relatou questões significativas, como as mudanças no ambiente regulatório da tecnologia financeira. Para os fiscalizadores da operação, a empresa pode não atender às condições de listagem ou aos requisitos de divulgação de informações.
Como resultado, a Bolsa de Xangai decidiu suspender a listagem da empresa no STAR Market, a versão chinesa do Nasdaq (IXIC). Pouco depois, o Ant Group informou que a listagem das ações em Hong Kong também seria suspensa.
Leia mais: Ant Group tem aprovação para listar ações em Hong Kong.
Companhia visa oferta de quase US$ 34,5 bilhões
Antes da suspensão, o Ant Group estava se preparando para levantar pouco menos de US$ 34,5 bilhões em oferta, o que poderia ser o maior IPO do mundo. A companhia planejava uma listagem dupla em Xangai e Hong Kong para acontecer na quinta-feira.
Em uma declaração à CNBC, um porta-voz do Ant Group se desculpou pela suspensão de seu IPO e declarou que trabalhará nas questões regulatórias com o mercado de Hong Kong e de Xangai.
Já o Alibaba (BABA) comunicou que a empresa apoiaria o Ant Group mesmo com os obstáculos regulatórios. O gigante do comércio eletrônico afirmou que ajudará a companhia a se adaptar e a abraçar a estrutura regulatória em evolução.
Traduzido e adaptado por Equipe Folha Capital.
Fonte: CNBC News.