Baidu (BIDU) planeja entrar no ramo de veículos elétricos

A gigante chinesa de buscas Baidu (BIDU) irá criar uma empresa de veículos elétricos (VEs) autônoma, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto. A empresa sediada em Pequim será a acionista majoritária, enquanto a montadora chinesa Geely (0175) terá uma participação minoritária. 

A Geely (0175) será responsável pela fabricação dos veículos, enquanto o Baidu (BIDU) se concentrará no software por trás do carro. O Baidu e a Geely não quiseram comentar sobre o assunto.

As ações da Geely (0175) listadas em Hong Kong subiram mais de 13% depois que a notícia foi publicada pela primeira vez. As ações do Baidu (BIDU) listadas na Nasdaq (IXIC) saltaram mais de 4%

Baidu (BIDU) planeja entrar no ramo de veículos elétricos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja mais: Ações da Niu Technologies (NIU) sobem 16%

Baidu (BIDU) já desenvolveu softwares próprios

O Baidu (BIDU) depende muito da receita de publicidade, mas tem buscado diversificar seus negócios para outras áreas, como computação em nuvem e software de direção autônoma, áreas que os analistas consideram promissoras para a empresa .

A empresa já testou seu software de carro sem motorista, denominado Apollo, em testes públicos de robôtáxi em Pequim. O Baidu (BIDU) também tem seu próprio aplicativo de mapa e tecnologia de assistente de voz chamado DuerOS, que pode ser equipado dentro de um veículo.

O mercado de carros elétricos da China continua a crescer, ajudado pelo apoio do governo chinês na forma de subsídios e infraestrutura de carregamento. O mercado de VEs também aumentou globalmente nos últimos anos.

As vendas de carros totalmente elétricos aumentaram 4,4% de janeiro a novembro em comparação ao ano anterior, contra uma queda de 7,6% nas vendas gerais de veículos de passageiros durante o mesmo período, de acordo com o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.

Mercado de VEs cresce cada vez mais

O Baidu (BIDU) estará entrando em um mercado cada vez mais competitivo competindo com empresas como a Tesla (TSLA), bem como com empresas de veículos elétricos domésticos, como Nio (NIO), Li Auto (LI) e Xpeng Motors (XPEV), que relataram aumento nas entregas em dezembro.

Todos os gigantes da tecnologia da China têm investido em veículos elétricos ou em tecnologia relacionada a automóveis. Alibaba (BABA) é um investidor em Zhiji, uma empresa de veículos elétricos criada pela montadora estatal chinesa SAIC Motor (600104).

Enquanto isso, a empresa Didi Chuxing (DIDI) lançou seu próprio veículo elétrico com a montadora BYD Company (002594), apoiada pelo bilionário Warren Buffett.

Outra possível competidora que entra em cena é a Hyundai Motor (005380), que disse que estava em um estágio inicial de discussões sobre um acordo com a Apple (APPL) para fazer um carro elétrico.

Leia também: Arrival planeja IPO de US$ 5,4 bilhões por meio de SPAC

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fontes: CNBC e Reuters.