O Banco Inter (BIDI4) vem expandindo o portfólio de produtos ao público investidor. Após dois lançamentos de opções de investimento (fundo de previdência e de ações), a instituição anunciou o fundo multimercado e debêntures.
A estratégia do banco é captar investimentos por meio dos fundos de fundos ou FoFs que é uma modalidade de aplicação na qual o investidor emprega seu capital em cotas de outros fundos.
Este novos fundos são geridos pela empresa de planejamento financeiro DLM Invista, a qual o banco digital é controlador de 70%.
Entenda como funciona os novos serviços do Banco Inter.
Inter cria dois novos fundos de investimento
O Banco Inter (BIDI4) criou o Inter Selection Infraestrutura que é uma opção de investimento onde os investidores adquirem cotas dos fundos de debêntures, vinculadas ao ramo de infraestrutura do país.
Os debêntures são espécies de títulos privados utilizados pelas empresas para a captação de capital para suas operações.
- Valor mínimo de aplicação: 100 reais;
- Valor mínimo de movimentação: 100 reais;
- Incidência de impostos: isenção para pessoa física;
- Taxa de desempenho: zero
- Taxas de administração: mínimo 0,38% e máxima 1,58%;
- Prazo de cotização : 45 dias corridos após a solicitação de retirada
- Prazo de liquidação: 1 dia útil após cotização
O Inter Selection Multiestratégia também faz parte da categoria de investimento em fundos de fundos que foram criados, mas neste caso em multimercado.
O fundo de multimercado abrange tanto as opções de aplicação em renda fixa quanto os investimentos em ações (renda variável).
- Valor mínimo de aplicação: 100 reais;
- Valor mínimo de movimentação: 100 reais;
- Incidência de impostos: 15% a 22,5% do Imposto de Renda, a depender do tempo de permanência do investimento;
- Taxa de desempenho: zero
- Taxas de administração: mínimo 0,85% e máxima 2,80%;
- Prazo de cotização : 31 dias corridos após a solicitação de retirada
- Prazo de liquidação: 1 dia útil após cotização
Análise sobre Fundo de fundos (FoFs)
Segundo o Sunoresearch, o fundo de fundos (FoFs) pode ser vantajoso pois oferecem diversificação na carteira de investimentos.
No entanto, é valido atentar-se aos valores da taxa de administração e ao fato de que o investidor não tem flexibilidade na escolha dos ativos, já que essa atividade é executada pelo gestor.
Dessa forma, ser assistido por um administrador que esteja alinhado com os objetivos do cliente, pode ser uma boa opção.