Nesta quarta-feira (2), as Bolsas de valores globais aparecem instáveis após dia de forte ganho principalmente no mercado norte-americano com os índices Nasdaq (IXIC) e S&P 500 (INX) atingindo suas máximas históricas.
Nos EUA, os investidores estão de olho no debate entre democratas e republicanos sobre pacote de estímulos à economia norte-americana. Também, a vacina contra Covid-19 segue no radar mundial.
No Brasil, o Ibovespa (IBOV) registrou seu melhor desempenho desde 21 de fevereiro, antes da crise do coronavírus, fechando aos 111.400 pontos.
Veja também: Ibovespa (IBOV) atingirá 120 mil pontos em 2021, diz ASA Investments
Bolsas EUA: futuros operam entre perdas e ganhos
Com a pausa no ritmo de ganhos, os índices futuros do mercado norte-americano indicam que terão leves correções durante o pregão já que o cenário é positivo para as ações.
Como pano de fundo está a possibilidade de liberação do pacote financeiro nos EUA. De acordo com Arthur Spirandeli, especialista da Acqua Investimentos, o estímulo deve ser próximo a US$ 908 bilhões.
- S&P 500 (INX): -0,34%;
- Nasdaq (IXIC): -0,29%;
- Dow Jones (DJI): -0,47%.
No montante especulado para o estímulo, deverão estar inclusos amparo às pequenas empresas, seguro-desemprego, recursos para distribuição de vacina e outros serviços voltados para o combate ao coronavírus.
Fique por dentro: Os mercados de ações terão um 2021 de renovação, dizem especialistas
Bolsas Europa: índices operam instáveis
Na Europa, o imunizante ao vírus chama atenção do mercado já que o Reino Unido anunciou a liberação do uso emergencial da vacina Pfizer (PFIZ34) e BioNTech (B1NT34).
Agora, o país é o pioneiro deste movimento o que pode ser repetido por outros governos ao redor do mundo. Mesmo com o otimismo, os índices do mercado europeu mostram instabilidade e com desempenho dividido.
- FTSE (UKX), Londres: +0,19%;
- DAX (DAX), Frankfurt: -0,56%
- CAC 40 (PX1), Paris: -0,39%;
- FTSE/MIB (FTSEMIB), Milão: -1,12%;
- IBEX-35 (IB), Madri: +0,071%;
- PSI20 (PSI20), Lisboa: -0,18%
Bolsas Ásia: otimismo em Wall Street não reflete nos índices
Após Wall Street iniciar dezembro com fortes ganhos na expectativa pelo estímulo , os índices das Bolsas asiáticas operam sem uma direção específica.
Os investidores da região sinalizam aguardar o fechamento da discussão entre republicanos e democratas sobre a medida, antes de elevar o ânimo em torno do assunto.
- Índice Hang Seng (HSI), de Hong Kong: -0,13%;
- Nikkei 225 (N225), do Japão: +0,050%;
- Índice Shanghai Composite (000001), da China: -0,074%;
- Kospi (KOSPI), da Coréia do Sul: +1,58%.
Leia mais: Moderna (M1RN34) e Pfizer requerem aprovação emergencial do uso de vacinas