De acordo com fontes da CNBC, a ByteDance planeja realizar oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) para o aplicativo TikTok caso o presidente Donald Trump aprove a venda das operações para a Oracle (ORCL34) e o Walmart (WALM34).
Na última quarta-feira (16), o Departamento do Tesouro americano enviou revisões importantes sobre questões de segurança no acordo entre as empresas.
Segundo a fonte, a ByteDance concordou totalmente com essas revisões, embora não esteja claro o que as mudanças implicaram. Desse modo, Trump deve decidir sobre o destino da TikTok nos EUA nos próximos dias.
ByteDance visa listar TikTok nas Bolsas dos EUA
Como forma de solucionar questões de propriedade nas negociações, a ByteDance planeja fazer uma oferta pública inicial da TikTok global em uma Bolsa de valores dos EUA.
A Oracle (ORCL34) também terá uma participação minoritária que será inferior a 20% do novo TikTok global. O Walmart (WALM34) igualmente irá deter parte do capital, mas seu percentual ainda é desconhecido.
- As avaliações privadas da ByteDance foram estimadas em cerca de US$ 50 bilhões.
Uma oferta pública inicial da TikTok provavelmente seria o maior IPO de tecnologia dos últimos anos, superando inclusive a marca da Snowflake que foi considerada a dona da maior oferta pública inicial de 2020 nos EUA.
Trump se opõe à participação da ByteDance no TikTok
Nesta semana, Trump se posicionou contra a proposta feita pela ByteDance com objetivo de reter participação majoritária das operações TikTok nos EUA.
Um acordo com o governo americano nesse sentido iria contra o defendido pelo presidente, que declarou que a única solução para evitar o banimento da ferramenta no país é a venda para uma empresa com sede nos Estados Unidos.
O TikTok selecionou a oferta da Oracle (ORCL34) e descartou a oferta da Microsoft (MSFT34), que visava adquirir todos os ativos do aplicativo nos EUA, bem como no Canadá, Austrália e Nova Zelândia.