Após os Estados Unidos terem ordenado o fechamento da representação diplomática da China em Houston, o representante do Ministério chinês das Relações Exteriores, Wang Webin, garantiu que responderia à ação de Trump.
Nesta sexta-feira (24), como forma de retaliação, a China determinou o encerramento das atividades do consulado americano em Chengdu. O governo chinês afirmou que esta reação foi motivada, em suas palavras, pelas medidas irracionais adotadas pelos EUA.
Webin declarou que o fechamento do consulado da China no Texas foi uma tomada de decisão unilateral, e que este é mais um posicionamento das medidas do governo Trump contra os chineses.
Acompanhe as últimas notícias sobre a tensão entre China e EUA.
Resposta à determinação do governo Trump
Em pronunciamento à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores da China informou a ordem de encerramento das atividades diplomáticas dos EUA em Chengdu, cidade situada ao sudoeste do país asiático.
O representante do Ministério não mencionou as alegações de espionagem feitas pelo Departamento de Estado americano, justificativas do governo para fechar o consulado em Houston.
Segundo o portal G1, os altos funcionários chineses tinham até 72 horas para fechar o consulado no Texas, e a retaliação da China foi comunicada pouco tempo antes de finalizar este prazo.
Atualmente os Estados Unidos possuem seis representações diplomáticas na China, sendo uma embaixada na capital, Pequim, e quatro consulados em Wuhan, Shenyang, Xangai, Chengdu e Cantão.
Jogada estratégica dos chineses
O fechamento do posto escolhido pelos chineses foi considerado como uma jogada estratégica, tendo em vista que o consulado abrange região industrial de forte comércio na China. A imprensa norte-americana especulou que o encerramento ocorreria na representação dos EUA em Wuhan.
No entanto, as atividades deste local na cidade chinesa já estavam reduzidas em razão do isolamento social. Ainda, não é sabido qual prazo que o governo Trump possui para realizar a suspensão de sua diplomacia em Chengdu.