Muitas pessoas acreditam que não possuem perfil de liderança. No entanto, a verdade é que existem diversos tipos de modelos de gestão e que possivelmente algum deles irá servir para cada indivíduo.
O mundo corporativo precisa dos 5 principais tipos de líderes, afinal é com a junção de várias habilidades diferentes que se faz o sucesso.
Logo, é importante que os membros da empresa façam uma autoavaliação e revisem os aspectos de gestão, além de identificar qual é a o ponto mais forte para o desempenho.
1. Líderes de pessoas
Os líderes de pessoas têm como sua maior característica a dedicação, isto é, eles focam seu tempo e energia para compreender os outros e identificar suas habilidades.
- Dedicação;
- Motivação.
A liderança de pessoas trata-se de impulsionar o crescimento dos colaboradores e desperta o engajamento no time.
2. Líderes de resultados
Os líderes de resultados visam atingir metas ousadas e fazem o que é necessário para conquistar os objetivos.
- Ambiciosos;
- Persistentes;
- Tenazes.
Este tipo de liderança gosta de reconhecer o sucesso dos colaboradores e comparar as conquistas. Ainda, são muito bons em influenciar o meio em que está inserido.
3. Líderes de mudança
Os líderes de mudança são pessoas estratégicas e visam objetivos complexos. Portanto, o caminho tradicional não é muito escolhido por este perfil.
- Estrategistas;
- Eliminadores de desafios;
- Otimizadores.
A liderança de mudança transforma a realidade para que as metas se tornem possíveis. Este tipo de gestão rompem as barreiras para que os objetivos se concretizem.
4. Líderes de serviço
A característica mais forte dos líderes de serviço é que eles estão sempre dispostos a servir e tendem a facilitar o sistema operacional no trabalho.
- Facilitadores;
- Determinados;
- Solucionadores.
Segundo a especialista em gestão Jo Miller, este modelo de liderança é mais difícil de encontrar no mundo corporativo. Isto porque este perfil requer a mais aguçada empatia o que é uma característica rara nesse meio.
5. Líderes de inovação
A liderança de inovação, muito comum em bilionários visionários, é um tipo de gestão que enxerga oportunidades. Normalmente, líderes inovadores são revolucionários em seu âmbito de atuação e causam impacto no seu setor.
- Referência;
- Atualizados;
- Revolucionários.
Enfim, os gestores de inovação são apaixonados pela profissão e amam desafios e crises. Essas pessoas sempre estão em constante movimento e buscam frequentemente aplicar o conhecimento obtido.