Criptomoeda do Facebook (FB) deve receber aval de testes pelos reguladores

O Facebook (FB) deve receber o benefício da dúvida dos reguladores em suas ambições de lançar a criptomoeda que apóia e sua carteira digital, disse o chefe do braço de serviços financeiros da empresa na segunda-feira (7).

David Marcus, chefe do Facebook Financial, também conhecido como F2, disse que espera que tanto a criptomoeda chamada Diem quanto a carteira da empresa Novi sejam lançadas no próximo ano.

O projeto de criptomoeda do Facebook (FB) tem sido uma montanha-russa desde que foi anunciado no ano passado, enfrentando enormes críticas dos reguladores, uma redução das ambições e uma reformulação da marca.

Criptomoeda do Facebook (FB) deve receber aval de testes pelos reguladores
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja mais: Criptomoeda Libra do Facebook (FBOK34) muda de nome para Diem

Criptomoeda da empresa teve de passar por diversas adaptações

A criptomoeda foi inicialmente chamada de Libra e foi projetada para ser administrada por um consórcio sem fins lucrativos formado por várias empresas, denominado Libra Association. O Facebook planejou lançar uma carteira chamada Calibra, que permitiria aos usuários enviarem essa criptomoeda uns para os outros.

A moeda Libra deveria inicialmente ser apoiada por uma cesta de moedas. Mas os reguladores levantaram uma série de preocupações, desde o impacto que Libra poderia ter sobre a estabilidade financeira até questões sobre privacidade de dados e lavagem de dinheiro.

Em abril, a Libra Association reduziu seus planos e disse que ofereceria moedas estáveis ​​lastreadas em apenas uma moeda nacional , em vez de uma única moeda lastreada em várias moedas.

E na semana passada, a Libra Association mudou seu nome para Diem Association. No início deste ano, o Facebook (FB) mudou o nome de sua carteira digital Calibra para Novi.

Reguladores suiços estão analisando proposta

No mês passado, o Financial Times informou que a criptomoeda Diem está se preparando para ser lançada já em janeiro, citando três pessoas familiarizadas com o assunto.

A Diem Association está atualmente aguardando a aprovação da Autoridade Suíça de Supervisão do Mercado Financeiro, uma vez que a organização está sediada na Suíça, informou o FT.

Embora Diem seja descrito como uma criptomoeda, não é como o Bitcoin, que é a moeda digital mais conhecida. Ele tem uma organização central por trás dele, algo que o Bitcoin não tem. Ele também é apoiado por moeda fiduciária, novamente um ponto de diferença com o Bitcoin.

O executivo do Facebook implorou aos reguladores, que criticaram fortemente os esforços da empresa em criptomoedas, que dessem uma chance a Diem e Novi.

Leia também: Apple (AAPL34) divulga novo serviço e ações Peloton (PTON) caem

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: CNBC.