Nos últimos tempos, as empresas vêm investindo em conceitos que transformem ou aperfeiçoem o sistema corporativo a fim de levar melhorias para os indivíduos que compõem a estrutura da companhia.
Um dos termos que estão em alta no mundo de negócios é o endomarketing, que nada mais é que uma estratégia de marketing interno que tem o intuito de agregar valor à imagem de uma marca dentro da equipe de trabalho.
Esta tática tem sido implementada principalmente para reduzir a ocorrência do fenômeno chamado “trunover”, que é a rotatividade de funcionários em uma companhia.
Entenda o porquê da importância de adotar o endomarketing na gestão corporativa.
Papel dos recursos humanos no endomarketing
Apesar do endomarketing envolver iniciativas de marketing, sua aplicação não se restringe apenas em ações deste segmento. Na verdade, ocorre uma combinação entre os recursos humanos da empresa e o departamento de marketing.
Isto porque o RH é o setor que acompanha o cotidiano do colaborador criando ferramentas para oferecer melhorias ao ambiente de trabalho. Logo, ele é essencial para externalizar o conceito de endomarketing.
Através dessa estratégia, a equipe de marketing forma uma parceria com o RH com o objetivo de levar interação entre os funcionários e despertar o engajamento do time. Podem ser promovidos medidas como:
- Treinamentos para capacitação do profissional;
- Compartilhamento de experiências entre os colegas de trabalho;
- Atividades que visam a valorização da performance individual do colaborador;
- Preparação da equipe para tarefas diárias.
Motivos para aderir o endomarketing
- Colaboradores engajados: um dos pilares do endomarketing é gerar o sentimento de importância no colaborador, resultando na sua motivação diária.
- Aumento da produtividade da equipe: um time engajado é uma equipe proativa e produtiva;
- Redução do “turnover”: colaboradores satisfeitos com a empresa não pedem demissão;
- Funcionários comprometidos com a causa da empresa: funcionários bem acolhidos se comprometem com a missão de seus gestores;
- Ambiente agradável: uma empresa que se preocupa com a qualidade do trabalho dos seus colaboradores está diretamente investindo no ambiente profissional;
- Bem-estar: com um ambiente de trabalho agradável, até mesmo as tarefas mais estressantes podem se tornar mais leves.
Empresas mundialmente conhecidas já adotam este conceito em suas políticas internas, como por exemplo a Toyota (TMCO34) que é a segunda maior montadora de automóveis do mundo.
Dicas para implementação
- Crie um sistema de bonificações;
- Ofereça eventos motivacionais;
- Divulgue os profissionais destaques;
- Invista em vídeos institucionais;
- Treine líderes;
- Monte um plano de carreiras;
- Pesquisa de satisfação periódica com os funcionários;
- Promova integração e inclusão dos indivíduos;
- Melhore a comunicação interna;
Note-se, que o endomarketing é um conceito que trabalha a maneira com que os agentes de uma empresa enxerguem o local de trabalho, e isso é possível por meio de melhorias e ações de impacto na corporação.
Esta tendência no mercado de trabalho visa a qualidade da comunicação dos empresários com os colaboradores, pois ela irá influenciar diretamente na imagem da empresa e na percepção que funcionários e parceiros de negócios têm sobre a marca.