Os carros e SUVs da Tesla (TSLA) são frequentemente comparados a um iPhone sobre rodas. Os quatro modelos da Tesla (TSLA), o S, 3, X e Y SUV praticamente andam sozinhos quando programados. Alta tecnologia já virou sinônimo da empresa.
Contudo, alta tecnologia não é algo pelo qual a maioria dos Fords (F) é conhecida, mas isso é algo que a montadora de 117 anos espera mudar com o crossover Mustang Mach-E totalmente elétrico.
Este é o primeiro veículo elétrico (VE) da empresa, com um plano de investimento de US$ 11 bilhões em veículos elétricos até 2022 e a primeira aposta da Ford (F) contra a Tesla (TSLA).
Veja mais: Tesla (TSLA34) levantará até US$ 5 bilhões com oferta de ações
Mustang Mach-E é apenas o primeiro passo da montadora
Darren Palmer, diretor global de veículos elétricos a bateria da Ford (F), disse em uma coletiva de imprensa que este era para ser um carro avançado em tecnologia, e não é nada parecido com tudo que já tiveram antes.
A importância deste veículo para a Ford (F) não pode ser exagerada. Seu sucesso não será definido apenas pelas vendas. A montadora está tentando criar um burburinho para convencer Wall Street de que seus planos de VE estão indo na direção certa.
“Esta é a declaração da Ford sobre onde estão hoje e define o tom de onde podem chegar amanhã. Este não é seu modelo de VE definitivo, mas onde eles colocam o pé para começar é importante para prepará-los para o futuro.” disse Stephanie Brinley, principal analista automotivo da IHS Markit (INFO).
A Ford (F) tem sido mais lenta do que outras, como a General Motors (GM), para se comprometer totalmente com os VEs. É algo em que o novo CEO da Ford, Jim Farley, esteve muito envolvido enquanto a montadora concentra seus esforços na eletrificação de seus veículos comerciais mais lucrativos.
Novo carro promete competir com a Tesla (TSLA34)
O Mustang Mach-E, que está chegando aos showrooms das concessionárias agora, é voltado diretamente para o crossover da Tesla (TSLA) Model Y. Tanto que a Ford (F) revelou o Mustang Mach-E próximo ao centro de design da Tesla (TSLA) fora de Los Angeles.
O veículo tem um interior semelhante ao do Tesla (TSLA) com uma grande tela central de 15,5 polegadas como centro de controle, desempenho e tecnologias remotas ou over-the-air, atualizações e tecnologias de assistência ao motorista comparáveis ao Modelo Y.
Palmer descreveu a funcionalidade do sistema de infoentretenimento do Mach-E como um iPhone, que pode aprender hábitos ou proprietários e priorizar recursos preventivamente.
Ele também oferece perfis de driver digital como Netflix (NFLX), segundo Palmer, onde você tem perfis para cada pessoa da família. Os proprietários também podem programar o carro para pré-condicionar a cabine diariamente com base nos horários de condução.
Leia também: Wall Street comemora ganhos no pré-market
Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.
Fonte: CNBC.