Ser um empresário de sucesso possui alguns segredos, fazer os negócios crescerem em meio à crise é um deles. Alguns bilionários americanos têm muito a dizer sobre como ser bem sucedido em tempos desafiadores.
Atualmente, dois nomes estão em alta no mundo corporativo: Elon Musk e Jeff Bezos. Os proprietários da Tesla (TSLA34) e Amazon (AMZO34), respectivamente, juntos giraram capital de 1 trilhão de dólares na última década.
Os magnatas ocupam o primeiro lugar da ranking da Forbes de líderes mais inovadores dos Estados Unidos. Segundo os americanos especialistas em estratégias de liderança Jeff Dyer, Nathan Furr e Mile Hendron, a técnica por trás deste sucesso é o “future back”.
Confira a estratégia visionária que os gigantes da tecnologia utilizam em seus negócios.
“Future back” dos empreendedores de sucesso
Ter uma mente à frente de seu tempo é fundamental para ter sucesso no mundo dos negócios. Empresários como Steve Jobs têm o legado perpetuado graças às suas inovações e ideias revolucionárias.
Até hoje o co-fundador da Apple (AAPL34) é considerado por muitos o exemplo ideal de empreendedor visionário, que apesar de seu falecimento deixou um império sólido. Seguindo a mesma linha, Elon Musk e Jeff Bezos estão construindo seu reinado.
De acordo com Mark W. Johson, executivo da estrategista de crescimento Innosight, os donos da Tesla (TSLA34) e Amazon (AMZO34) inseriram em sua liderança o conceito chamado “future-back”, do futuro para trás em português.
Com este mecanismo, os empresários traçam uma meta e avaliam qual será o caminho para alcançá-la. O empreendedor enxerga o futuro como um elemento que irá acrescentar nos planos atuais.
Estratégia dos líderes não visionários
Em entrevista cedida aos profissionais da área de liderança e inovação (Jeff Dyer, Nathan Furr e Mile Hendron), o executivo da Innosight afirmou que a maioria dos gestores utilizam a técnica “present forward”, do presente para frente.
A diferença entre as abordagens de gestão é que na “do presente para frente” o administrador utiliza estratégias que estão dando certo na corporação naquele exato período e as mantém para o resto da vida.
- O “present foward” não é o recurso utilizado pelos bilionários americanos.
Já o “do futuro para trás”, o líder visionário mentaliza qual é o patamar que deseja levar o seu negócio e reinventa as estratégias para chegar ao nível planejado.
Mente visionária atrai negócios bem sucedidos
Segundo Mark W. Johson, a mente visionária auxilia os gestores a transportar a empresa para os patamares desejados. Esta iniciativa afeta diretamente em como o empreendimento irá reagir aos imprevistos, e se vai ser um negócio bem sucedido apesar das crises externas.
A técnica possibilita que homens e mulheres de negócios projetem um futuro otimista e alcançável, aplicando na liderança estratégias para que as metas se concretizem.
- Trace metas possíveis;
- Aplique-as de acordo com o presente e com as projeções para o futuro.
Por fim, o profissional afirmou que o segredo está em visualizar algo inspirador, isto é, identificar qual é a conquista profissional mais desejada, para que ela se torne o propósito a ser prosseguido.