Apesar da rápida adesão ao home office, a verdade é que este modelo de trabalho pode não funcionar para todos os profissionais principalmente quando o assunto é produtividade.
Algumas pessoas vêm enfrentando dificuldades com o trabalho remoto, sobretudo na hora de conciliar as tarefas profissionais com os afazeres domésticos, isto sem contar eventuais distrações.
Para quem pensou que o trabalho em casa seria mais fácil, a implementação dessa modalidade veio para provar o contrário. Em meio ao processo de adaptação com o “novo escritório”, existem 5 maneiras que podem melhorar a produtividade.
Veja quais iniciativas podem ajudar os profissionais a desenvolver a produtividade e aperfeiçoá-la.
4 estratégias para produtividade no trabalho remoto
- Crie rotina de trabalho: Defina uma agenda diária para executar todas as atividades. O trabalho em casa também requer disciplina;
- Respeite o horário: Lembre-se que existe um horário a ser cumprido. Evite atividades que possam roubar a atenção e atrapalhar a produtividade, como por exemplo mexer nas redes sociais;
- Permaneça disponível: Alguns profissionais caem na armadilha de não respeitar a rotina no trabalho remoto, deixando de ler os e-mails, esquecendo as reuniões e as demandas diárias. Este é o momento de mostrar-se disponível independente do local de trabalho;
- Faça intervalos: Trabalhar freneticamente sem intervalos pode prejudicar o desempenho e principalmente a saúde. O ideal é fazer intervalos de 1 em 1 hora de pelo menos 15 minutos, e de preferência movimentando o corpo neste período.
Por fim, saiba aproveitar o tempo livre fora do trabalho, tente manter-se longe do computador. Opte por atividades mais tranquilas como passeio no parque ou até mesmo meditação. Inclusive, alguns métodos de relaxamento podem ajudar a reduzir o estresse e renovar as energias para os próximos desafios profissionais.