Nesta sexta-feira (6), a Honda Motor (HOND34) afirmou que dobrou sua previsão de lucro operacional para 2020, uma vez que seus os ganhos do segundo trimestre cresceram 28% em meio a uma recuperação na China.
O desempenho positivo segue os registros do segundo trimestre, quando a companhia japonesa registrou lucro de 283 bilhões de ienes (moeda japonesa), acima dos 220 bilhões de ienes no mesmo período do ano anterior.
A demanda pelos serviços da montadora cresceu depois de um vasto prejuízo na venda de automóveis devido aos impactos da pandemia do coronavírus.
Leia mais: Elon Musk diz que Tesla (TSLA34) quase vai à falência.
Honda (HOND34) espera por lucro de US$ 4,08 bilhões
Honda (HOND34), atualmente a terceira maior montadora do Japão, a estimativa para todo este ano é um lucro de US$ 4,06 bilhões. A estimativa é superior aos 200 bilhões de ienes anteriormente divulgados pela marca.
Com essa perspectiva, a empresa também supera a estimativa média de um lucro de 254,6 bilhões de ienes, levantados por 19 analistas ouvidos pela Refinitiv. A atualização da estimativa para a lucratividade veio após um movimento semelhante por parte da Toyota Motor (TMCO34) também neste sexta.
A Honda (HOND34) e concorrentes como a Toyota (TMCO34) estão se concentrando em suas operações na China, o maior mercado automotivo do mundo, à medida que lidera uma recuperação da demanda global prejudicada pelo novo vírus.
Montadora planeja venda de mais de 4 milhões de carros
Também, a empresa comunicou que espera vender 4,6 milhões de automóveis em 2020. O número de unidades é acima da previsão anterior de 4,5 milhões, mas ainda abaixo dos 4,79 milhões vendidos em 2019.
Como outras montadoras, a Honda (HOND34) está acelerando uma mudança para carros elétricos e outros veículos com emissão zero, uma mudança na estratégia de parar de fornecer motores para o Campeonato Mundial de Fórmula I.
Honda (HOND34) e General Motors (GMCO34) estreitam alianças
Enquanto isso, nos Estados Unidos, a montadora japonesa busca conquistar uma fatia maior de mercado com veículos utilitários esportivos (SUVs) redesenhados à medida que persegue uma mudança na demanda do consumidor por modelos maiores com tração nas quatro rodas.
Prova disso é que em setembro, a Honda (HOND34) revelou planos para aprofundar sua parceria na América do Norte com a General Motors (GMCO34) com o objetivo de desenvolver conjuntamente veículos de baixa emissão que lhes permitiriam compartilhar tecnologia e custos.
Traduzido e adaptado por Equipe Folha Capital.
Fonte: Reuters.