Índices futuros dos EUA caem na segunda-feira

Os futuros dos índices de ações dos EUA caíram em níveis recordes na segunda-feira (11), com os investidores avaliando um aumento nos casos de coronavírus e indicadores econômicos vacilantes após uma corrida sólida na esperança de mais estímulo fiscal.

As infecções globais ultrapassaram 90 milhões, e vários especialistas em saúde disseram que o lançamento de vacinas em muitos países não fornecerá imunidade coletiva ainda neste ano, citando o acesso limitado para países pobres, problemas de confiança da comunidade e potenciais mutações do vírus.

Depois que os dados oficiais apontaram para uma desaceleração significativa na recuperação do mercado de trabalho na sexta-feira (8), os investidores irão se concentrar na inflação, nas vendas no varejo e nos indicadores de sentimento do consumidor esta semana para avaliar a extensão dos danos econômicos.

Índices futuros dos EUA caem na segunda-feira
Protestantes a favor de Trump na frente do Capitólio. Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja mais: Brasil deve ter retomada da economia mais lenta do que a de outros países

Nova alta do coronavírus afeta mercados

As apostas em uma recuperação na atividade empresarial em 2021 alimentadas por lançamentos de vacinas, auxílios maiores e gastos com infraestrutura sob o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, sustentaram a ascensão de Wall Street aos picos recentes.

Os resultados do quarto trimestre do JP Morgan (JPM), Citi (C) e Wells Fargo (WFC) na sexta-feira darão início à temporada de lucros, o que pode oferecer mais pistas sobre se os executivos das empresas refletem o entusiasmo de uma recuperação nos lucros de 2021 e na economia.

Às 08h17 desta segunda-feira, constavam os seguintes mini índices futuros: 

  • Dow Jones Industrial (DJI) caiu 203 pontos, ou 0,65%;
  • S&P 500 (SPX) teve queda de 21,5 pontos, ou 0,56%;
  • Nasdaq 100 (IXIC) perdeu 52,75 pontos, ou 0,4%.

No final do dia, os democratas da Câmara dos Representantes dos EUA planejam uma votação para instar o vice-presidente Mike Pence a tomar medidas para remover o presidente Donald Trump do cargo após o ataque mortal de seus partidários ao Capitólio, antes de tentar impugná-lo novamente.

Algumas ações em destaque no pré-market

As ações do Twitter (TWTR) despencaram 8% no pré-mercado depois que a empresa suspendeu permanentemente a conta do presidente dos EUA, Donald Trump, na noite de sexta-feira (8).

As ações da Baidu Inc (BIDU) listadas nos EUA subiram 6% depois que a gigante chinesa de mecanismo de buscas disse que vai abrir uma empresa para fazer parceria com a montadora Zhejiang Geely Holding Group (0175) para fabricar veículos elétricos inteligentes (EV).

Leia também: Baidu (BIDU) planeja entrar no ramo de veículos elétricos

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: Investing e Reuters.