Investidor iniciante: 4 falhas comuns nos investimentos

Com o mercado financeiro em expansão no Brasil é comum deparar-se com o investidor iniciante cometendo alguns erros. Essas falhas podem ser facilmente identificadas e evitadas durante a trajetória nos investimentos.

Há pouco tempo atrás, investir no mercado era um assunto polêmico e muitas vezes temido pelo público brasileiro. No entanto, o cenário vem sendo modificado nos últimos anos.

Prova dessa mudança de cultura, é que de acordo com a B3 (B3SA3) os investidores na Bolsa de valores do país é de quase 3 milhões em 2020. Logo, para não ficar para trás é válido atentar-se a 4 falhas comuns do investidor iniciante que podem inclusive comprometer as aplicações.

Investidores iniciantes: 4 falhas comuns nos investimentos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja também: 7 estratégias de investimento para se preparar para mercados em baixa

1. Desconhecimento sobre o mercado

O primeiro passo para ter investimentos saudáveis é conhecer o ambiente de aplicação e mesmo com essa importância, muito investidor iniciante erra no começo da trajetória.

  • Não seja ansioso;
  • Identifique as necessidades e objetivos;
  • Entenda a rentabilidade da aplicação escolhida.

É comum pessoas ficarem com prejuízo por não entenderem o mercado ou como se portar com o investimento escolhido, afinal, cada um deles requer uma abordagem diferente.

2. Não diversificar na carteira de investimentos

O segundo erro mais comum cometido pelo público iniciante é não diversificar nas aplicações. Esta é uma das estratégias mais importantes do mercado, pois possibilita o equilíbrio da carteira de investimentos e a segurança do dinheiro investido.

Fique por dentro: 5 passos para investir no mercado de ações

3. Não saber o perfil de investidor

A falta de autoconhecimento no mercado financeiro pode ser fatal. Isto porque é praticamente impossível montar um portfólio de investimentos ideal sem identificar o perfil de investidor.

Este passo é fundamental para optar por qual aplicação deseja aplicar o capital, se em renda fixa ou em renda variável.

  • Conservador;
  • Moderado;
  • Arrojado.

Investidores iniciantes: 4 falhas comuns nos investimentos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ao descobrir qual dessas opções é a mais compatível com o perfil do investidor iniciante, os investimentos ficarão mais alinhados à tolerância ao risco, aos objetivos e às expectativas.

4. Menosprezar os riscos

Por fim, a última falha é menosprezar os riscos do mercado financeiro. É válido entender que os investimentos em renda variável são mais arriscados do que as aplicações em renda fixa, logo é necessário ter mais cautela neste ambiente.

No entanto, o investidor iniciante pode se enganar se levar com ele o pensamento de que  os investimentos em renda fixa são 100% seguros. Esta definição irá depender do ativo escolhido para a composição da cesta de aplicações.

Lembre-se que o ativo de menor risco não pode ser menosprezado, sobretudo se o investidor é novo no mercado financeiro.

Leia mais: O que deve ser evitado nos investimentos em ações?