Japão vive pior momento na economia

Uma estimativa gerada pelo mundo era de que outros países asiáticos ,depois da China, teriam as mesmas proporções de disseminação no vírus. No entanto, o Japão surpreendeu neste aspecto.

O governo japonês reagiu de forma rápida com as medidas de prevenção, incluindo iniciativas fiscais e aplicando um orçamento emergencial de 2,5 milhões de dólares no combate à pandemia.

Apesar das ações eficazes, o país sofreu um grande baque em sua economia que atualmente é a terceira maior potência, atrás somente da China e dos Estados Unidos. Sem sombra de dúvidas, o Japão precisou refazer sua rota no mercado para evitar maiores estragos.

Japão
Fonte:(reprodução/internet)

Japão vive o pior momento na economia. Entenda o atual cenário da economia japonesa. Veja também como ocorrerá a organização de um dos maiores eventos esportivos do mundo, que terá Tóquio como sede.

Olimpíadas em Tóquio

O mundo todo se preparava para o acontecimento tão importante esperado, que acontece a cada 4 anos, as Olimpíadas. O evento estava previsto para ser realizado no ano de 2020, no mês de julho.

Entretanto, assim como diversas programações deste ano, os jogos olímpicos precisaram ser remarcados devido toda a circunstância causada pela pandemia.  A cidade que foi escolhida para sediar a competição foi Tóquio, Japão.

Apesar do governo do país já ter anunciado no mês de junho que agora estão retomando suas atividades, ainda assim, um evento global é inviável para este ano. Logo, as Olimpíadas ficaram agendadas para 2021.

De acordo com a página Globo Esporte, a logística dos jogos precisará ser alterada. Foi proposta uma versão mais econômica e simplificada da programação, tendo em vista a atual situação econômica do país e a importância de manter as precauções quanto ao vírus.

Japão contra a pandemia

O país asiático é um dos que mais tem investido em projetos contra a pandemia que assolou o mundo. Ao que tudo indica, o primeiro-ministro japonês tem feito planejamentos para destinar mais de 290 milhões dólares para uma pesquisa de vacina contra o novo vírus.

Para o governo, a forma mais eficaz de retomar a estabilidade econômica não só no seu país como no mundo inteiro é descobrindo a imunização contra este mal. Apesar das péssimas perspectivas para sua economia, o Japão está comprometido com a mudança desse cenário.

Segundo o seudinheiro, o relatório apresentado pelos órgãos responsáveis pelo setor econômico do país, o Produto Interno Bruto japonês terá uma diminuição de 7,3% no ano de 2020. O que irá marcar o início de tempos delicados para o país.

Contração econômica

Muitas nações estão enfrentando problemas econômicos que não eram vistos há anos desde grandes guerras históricas. O japão é uma das grandes forças do mercado global que vêm passando por momentos tenebrosos de crise pós pandemia.

Para economistas e sites especializados no mercado, o país deve se arquitetar para encarar um retrocesso nas suas finanças, desenvolvimento, empregos, etc. Apesar dos registros apontarem uma queda inferior na economia, os dados ainda são preocupantes.

Conforme o site MoneyTimes, a retração está estimada em 2,2% e que não existem previsões otimistas para este ano. De acordo com o governo japonês, o foco está em ajudar as empresas a reduzirem a colisão da pandemia na economia do país.

Outra ação que está sendo colocada em prática é a manutenção dos empregos, tendo em vista que, o crescimento de desemprego pode piorar ainda mais o quadro de crise. Infelizmente, ao que tudo indica, 2020 será um período de recessão para os japoneses.