JD.com (JD) é a primeira plataforma online a aceitar moeda digital

No último domingo (6), a empresa chinesa de comércio eletrônico JD.com (JD) declarou que se tornou a primeira plataforma online a aceitar o Yuan digital, moeda digital chinesa.

Esta não é a primeira vez que a China distribui uma grande soma de sua moeda digital. Em outubro, um total de 10 milhões de yuans foi entregue em uma loteria aos cidadãos do centro de tecnologia da China, Shenzhen.

O Yuan digital, que é controlado e emitido pelo Banco Popular da China, é conhecido como moeda digital do banco central (CBDC). O banco central chama seu projeto de Pagamento Eletrônico em Moeda Digital ou DCEP.

JD.com (JD) é a primeira plataforma online a aceitar moeda digital
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja também: Criptomoeda Libra do Facebook (FBOK34) muda de nome para Diem

JD.com irá oferecer 20 milhões de yuans digitais

Segundo o JD Digits, fintech da JD.com, cerca de 20 milhões de yuans (US$ 3 milhões) estarão disponíveis em loteria. Os vencedores receberão o chamado pacote vermelho por meio de um aplicativo contendo no máximo 200 yuans em moeda digital.

Cem mil desses pacotes vermelhos serão distribuídos. Aqueles que receberam o Yuan digital poderão gastá-lo na plataforma de compras online da JD.com.

A moeda digital distribuída pela China e adquirida em primeira mão pela JD.com é diferente de criptomoedas, como Bitcoin, ou mesmo da moeda digital lastreada no Facebook (FBOK34), Diem.

Isso porque ela é controlada e emitida pelo banco central e não por instituições privadas. O Bitcoin, que recentemente atingiu um preço recorde, é descentralizado, ou seja, não é controlado ou emitido por uma única entidade.

Bancos centrais investem em moedas digitais

Os bancos centrais estão analisando as moedas digitais de perto porque prometem recursos como pagamentos internacionais mais eficientes, bem como levar os países a sociedades sem dinheiro.

JD.com (JD) é a primeira plataforma online a aceitar moeda digital
Fonte: (Reprodução/Internet)

O BIS, um grupo de bancos centrais, disse no início deste ano que 80% dos bancos centrais do mundo já começaram a conceituar e pesquisar o potencial das CBDCs.

Fique por dentro: Bitcoin pode perder favoritismo para outras criptomoedas em valorização

China sai à frente na corrida

O banco central da China parece ser o mais avançado na implantação de uma moeda digital em comparação com outras grandes economias, embora tenha interrompido a operação em todo o país e tenha se concentrado em projetos-piloto.

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: CNBC News.