Maruti Suzuki (MARUTI) e outras montadoras possuem 80% do mercado na Índia

As cinco maiores montadoras da Índia estreitaram seu domínio sobre o mercado de veículos de passageiros, expandindo sua pegada para cobrir 85% do mercado, deixando 22 outras marcas lutando por uma fatia dos 15% restantes.

As companhias Maruti Suzuki (MARUTI), Hyundai (005380), Tata Motors (TATAMOTORS), Kia Motors (000270) e Mahindra & Mahindra (M&M) dominam o segmento automobilístico. 

Apesar da presença de grandes marcas globais reconhecidas, como Renault (RNO), Ford (F), Honda (HMC), e Volkswagen (VOW), estas cinco empresas controlam o mercado do setor na Índia.

Maruti Suzuki (MARUTI) e outras montadoras possuem 80% do mercado na Índia
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja mais: Hyundai (HYMTF) e Kia (000270) pagam US$ 210 milhões em penalidade

Poucos países possuem mercado tão pouco fragmentado

Dados compartilhados pela Federação da Associação dos Concessionários de Automóveis (FADA) mostram que as cinco maiores empresas melhoraram sua participação este ano em 4,5% até novembro, ante os 81,56% registrados por elas em novembro do ano passado.

Para um grande mercado como a Índia, que é o quarto maior mercado automotivo do mundo, essa falta de fragmentação na participação de mercado é única. 

Para exemplificar:

  • Na China, que é o maior mercado automotivo do mundo, as cinco maiores montadoras controlam apenas 40% do mercado;
  • Nos EUA, sua participação é de 68%. 
  • Na Alemanha, que foi ultrapassada pela Índia no ano passado, as cinco maiores montadoras comandaram uma participação de 50%.

O Japão continua sendo uma exceção à lista, com quase 81% do mercado controlado pelas cinco principais empresas, todas de marcas japonesas. A Toyota (TM), uma marca dominante em muitos países, tem uma participação de apenas 3% na Índia.

Fidelização de mercado levou empresas a se manterem

Novos lançamentos e fidelidade à marca ajudaram as cinco maiores montadoras da Índia a melhorar sua participação no mercado. 

Embora a Maruti Suzuki (MARUTI), a maior montadora do país, não tenha lançado nenhum modelo novo durante o ano até agora, a empresa conseguiu melhorar sua participação no varejo.

Um alto funcionário da Maruti disse que a empresa aumentou sua participação de mercado para mais de 50% em novembro, ante os 45% registrados em novembro do ano passado. 

“Os modelos de baixo custo da empresa, forte recall da marca e uma rede mais ampla ajudaram a ganhar participação de mercado nos últimos meses. As pessoas tendem a recorrer a marcas experimentadas e testadas em tempos difíceis ”, disse um analista.

Montadoras continuam a aumentar participação

A Hyundai (005380) registrou um ligeiro declínio na participação no mercado de varejo para 16,21% em novembro ante os 17,74% registrados em novembro de 2019. 

A Tata (TATAMOTORS) registrou o segundo maior aumento na participação no mercado de varejo em novembro para 7,5%, de 4,84%, enquanto a Kia Motors (000270) registrou a melhor melhoria na participação, indo de 3,78% para 6,28%.

O lançamento pré-pandemia da Tata (TATAMOTORS), Altroz ​​e SUV Nexon, ajudou a aumentar sua participação. Quanto à Kia (000270), o SUV Sonet compacto, que se tornou o campeão de vendas em seu segmento, ajudou a ampliar sua participação no mercado.

Mahindra & Mahindra (M&M), o quinto maior fabricante da Índia, sofreu a pior queda em novembro em seu grupo de pares. De 6,78%, a participação de mercado da M&M no espaço de varejo de veículos caiu para 5,48% durante o mês.

Leia também: Startups de tecnologia europeias devem arrecadar US$ 41 bilhões em financiamento

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: MoneyControl.