Muitas pessoas destinam todo o seu tempo para a carreira traçando metas de crescimento profissional, mas esquecendo-se do bem-estar. A rotina intensa do dia a dia, quando não equilibrada, pode gerar inclusive dores físicas e comprometer a saúde mental.
Diversos profissionais desenvolvem problemas de coluna, tendinite, ansiedade, enxaqueca crônica entre outras enfermidades, por não conhecerem os seus limites. A verdade é que com tantas atividades diárias o corpo e as necessidades que ele demanda ficam esquecidas.
Com muita facilidade, o bem-estar passa desapercebido com tanto sobrecarregamento, sendo que ele é fundamental para o desenvolvimento das tarefas e o alcance dos objetivos. Para recuperar esse equilíbrio, alguns métodos de relaxamento podem ajudar durante o trabalho.
Confira algumas estratégias mindfulness que podem aliviar o estresse no trabalho.
Atenção plena e mente saudável
No trabalho nem sempre as coisas saem como o planejado, às vezes antes mesmo de chegar no escritório o profissional passa por estresses em todo o trajeto como trânsito, pegar ônibus, atraso, etc.
Para reduzir esses fatores de estresse, exercícios para atenção plena ajuda o ser humano a cuidar de si e proteger-se das decepções diárias e das tensões no trabalho.
Com alguns mecanismos é possível encontrar a sintonia para uma mente saudável, encontrando o equilíbrio e reconectando-se com as “emoções boas”.
4 métodos de relaxamento para atenção plena
- Conecte-se com a realidade: sente em uma cadeira e apoie as costas no suporte, colocando os pés no chão. Garanta que a coluna está corretamente encostada no apoio. Concentre-se em cada parte do corpo que foi amparado pela cadeira;
- Entenda o corpo: encontre um ambiente tranquilo para deitar ou sentar, feche os olhos e mentalize seus membros superiores e inferiores. Perceba em quais regiões existem tensões ou dores. Identifique cada desconforto e concentre-se em cada membro por 15 segundos;
- Respire profundamente: encontre 5 minutos para respirar profundamente todos os dias no trabalho. Com os olhos fechados, inspire e expire atentando-se ao movimento do abdômen;
- Concentre-se: feche os olhos e perceba qual parte do corpo está muito tensionado, com dores ou incômodos. Logo depois, identifique um lugar onde não existe tensão. Foque no membro que está pleno e perceba essa ausência de estresse se espalhando por todo o corpo.
Especialista fala sobre exercícios contra o estresse
De acordo com Bryan Robinson, autor do livro #Chill: Turn Off Your Job and Turn on Your Live que aborda o vício no trabalho e como desenvolver o equilíbrio profissional, afirmou que métodos de relaxamento ajudam a aliviar o estresse e a melhorar inclusive a frequência cardíaca.
Logo, após uma situação de esgotamento no trabalho, os exercícios de mindfulness (atenção plena) compartilhados possibilitam que o profissional retorne à realidade rapidamente tendo consciência máxima do tempo e espaço.
O profissional acredita que apesar de algumas estratégias não tratarem diretamente a dor nas costas ou dores de cabeça por exemplo, só o fato do indivíduo se concentrar no lugar onde existe a tensão já transmite tranquilidade para o corpo.
Por fim, Bryan recomenda fazer um relaxamento físico após os 4 exercícios. Com isso, será possível notar tranquilidade, uma mente mais saudável e energias recarregadas fazendo com que o indivíduo esteja pronto para os desafios da rotina.