Recentemente, a Microsoft (MSFT34) anunciou que irá lançar fundo de investimento em startups, empresas inovadoras no mercado, com sócias mulheres. O objetivo do projeto é atrair esses empreendimentos comandados por mulheres.
De acordo com o diretor de operações da marca, Franklin Luzes, a exigência é que pelo menos uma das pessoas que integrem a sociedade seja do sexo feminino.
Além disso, a sócia deve ter no mínimo 20% de participação na companhia, bem como deve ocupar um cargo de direção ou posições acima desta. A exigência tem o intuito de assegurar que a presença da mulher não seja apenas figuração na empresa.
Saiba mais sobre a novidade da Microsoft (MSFT34) que promete a inclusão de mulheres à frente de startups.
Microsoft (MSFT34) expande fundo para sócias mulheres
A Microsoft (MSFT34) informou que vem desenvolvendo iniciativas com o objetivo de transformar o cenário do empreendimento feminino no Brasil. As estratégias usadas são os estímulos financeiros e os coachings de aperfeiçoamento para as mulheres de negócios.
Em 2019, a empresa lançou um recurso voltado só para executivas, o fundo FIP Capital Semente Inova WE (empreendedorismo feminino, em português) que chegou a receber inscrições de 927 companhias durante os dois meses de requerimento.
Este desempenho é bem maior que obtido no primeiro fundo de investimento em startups, o FIP Capital Semente BR Startups, projeto não exclusivo para mulheres, que registrou 150 cadastros na época.
Em exclusividade ao Valor Investe, o diretor de operações da marca afirmou que o número de mulheres que empreendem no mercado é alto. Mas, estímulos para o empreendimento feminino estão em falta no país.
Desempenho do primeiro fundo motiva a marca
De acordo com a Microsoft (MSFT34), o FIP Capital realizou a distribuição de 32 milhões de reais em 15 empresas para a fintechs de crédito Quero Quitar e a startup de organização financeira Olívia.
No fechamento deste projeto, o diretor de operações afirmou que foi identificado que todas as empresas que receberam investimentos tinham apenas sócios homens.
Diante desta situação, a marca percebeu a necessidade de desenvolver fundos de investimentos exclusivo para mulheres de negócios. Segundo o executivo, a expansão do fundo está sendo coordenada por mulheres assim como a frente executiva do projeto.
- Valor do investimento nas startups: entre 1 milhão a 5 milhões de reais.
Executivo da Microsoft (MSFT34) aconselha empreendedoras
Durante a entrevista, o executivo da Microsoft (MSFT34) compartilhou algumas recomendações para as mulheres empreendedoras que dirigem startups.
- Encontrem problemas que podem ser solucionados com a tecnologia;
- Tenham um negócio com membros que possuam habilidades que se complementem;
- Limitem a participação em 20% aos investidores que aplicam dinheiro próprio na startup (“investidor anjo”).
Ainda, a empresa informou que visa promover o crescimento dos negócios iniciantes dirigidos por mulheres. Por fim, para expandir o projeto de empreendedorismo feminino, a Microsoft (MSFT34) afirmou que conta com as parcerias da companhia Flex (FLEX) e do Grupo Sabin.