Nesta quinta-feira (19), a Nasdaq (NDAQ) comunicou a compra da Verafin, companhia de software especializada em prevenção de crime financeiro, por US$ 2,75 bilhões.
A transação da operadora de Bolsa de valores irá expandir de forma significativa seu alcance no setor de tecnologia regulatória. Hoje, a Verafin fornece plataforma para ajudar a investigar e detectar fraude financeira em mais de 2 mil instituições financeiras na América do Norte.
Embora a Nasdaq seja mais conhecida por operar nas Bolsas dos EUA e em todo o mundo, a companhia também é fornecedora de tecnologia de mercado instituições financeiras.
Veja também: Bolsas mundiais e petróleo caem em alerta ao coronavírus
Nasdaq (NDAQ) investe em segurança das operações
Com o acordo bilionário, a Nasdaq dobra seu esforço no setor de software anti-lavagem de dinheiro e promove a estratégia de se posicionar como fornecedora líder de tecnologia financeira e dados.
A companhia informou que o objetivo da aquisição é fornecer os serviços de inovação da companhia de software para bancos, corretoras, Bolsas de valores e autoridades regulatórias que utilizam seus recursos de vigilância de operações.
Verafin avança com soluções em crimes financeiros
Atualmente, a Verafin tem uma forte presença no mercado de software de investigação comercial, bem como no setor de sistemas de tecnologia de negociação.
A marca deu o primeiro neste segmento em setembro, quando lançou a tecnologia de inteligência artificial para ajudar os bancos comerciais e de varejo a automatizar as investigações.
Fique por dentro: Crimes virtuais – US$ 24 milhões em Bitcoin foram roubados em 2020
Executiva da Nasdaq comenta sobre negociação
Em comunicado sobre a transação, Valerie Bannert-Thurner, vice-presidente sênior e chefe de soluções de venda e compra, tecnologia de mercado da Nasdaq, afirmou que o problema de detecção de lavagem de dinheiro e fraude ainda não foi resolvido muito bem.
Segundo a executiva, a aquisições ajuda a empresa acreditar de que esta é uma área que está sendo interrompida e que a Nasdaq pode gerar um grande impacto com a negociação.
O impulso da empresa ocorre no momento em que bancos e outras empresas financeiras procuram automatizar muitos de seus processos administrativos caros e complexos para reduzir custos e aumentar eficiência.
Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.
Fonte: Reuters.