Pentágono adiciona SMIC (0981) e outras três empresas chinesas à sua lista negra

A maior fabricante de chips e produtora nacional de petróleo e gás offshore da China foi adicionada na quinta-feira (3) a uma lista negra de supostas empresas militares chinesas, disse o Pentágono em um comunicado à noite.

O Departamento de Defesa designou um total de quatro empresas como pertencentes ou controladas pelo Exército de Libertação do Povo.

As quatro empresas adicionais adicionadas na quinta-feira elevam o número total de empresas na lista negra para 35.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja mais: China suspende parte das compras dos EUA

EUA acusam empresas chinesas de espionagem

Autoridades americanas há muito reclamam que as empresas chinesas estão em dívida com a República Popular da China e coletam informações confidenciais em nome do Exército de Libertação Popular.

A seguir, estão as quatro empresas que entraram recentemente na lista negra do Departamento de Defesa dos Estados Unidos:

  • Semiconductor Manufacturing International Corp. (0981)
  • China National Offshore Oil Corp. (0883)
  • China Construction Technology Co. Ltd.
  • China International Engineering Consulting Corp.

O Partido Comunista Chinês disse anteriormente que não pratica espionagem industrial. A medida provavelmente aumentará as tensões entre as duas maiores economias do mundo e aumentará a lista de questões geopolíticas urgentes que aguardam o presidente eleito Joe Biden.

Entendendo o histórico da decisão

Em setembro, o Pentágono disse que estava discutindo se o SMIC (0981) deveria ser adicionado à lista de entidades do Departamento de Comércio, o que essencialmente restringe essas empresas de receber mercadorias específicas feitas nos Estados Unidos.

No mesmo mês, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou a algumas empresas que precisavam obter uma licença antes de fornecer bens e serviços à SMIC (0981), após concluir que havia um risco inaceitável de que os equipamentos fornecidos a ela pudessem ser usados ​​para fins militares. A SMIC depende fortemente de fornecedores americanos.

A SMIC é vista como um ator importante nos esforços da China para impulsionar sua indústria doméstica de semicondutores, uma ambição que foi acelerada pela guerra comercial entre EUA e China. 

A imposição de controles de exportação à SMIC impactaria também as empresas americanas que vendem tecnologia de fabricação de chips para fabricantes chineses. 

Leia também: IBM (IBM) alerta sobre ação de hackers contra transportadoras de vacina

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: CNBC.