Desde a polêmica da Lava-Jato, a Petrobras (PTR4) vem tentando se equilibrar financeiramente. Com o surgimento da pandemia e queda significativa da produção de petróleo, a estatal se viu acelerando sua reestruturação.
Nos últimos meses, a empresa tem negociado venda de suas ações em outras companhias, como também vem reduzindo seu quadro de funcionários, por meio do Programa de Demissão Voluntária.
Em busca da recuperação, recentemente a Petrobras (PETR4) anunciou que estaria vendendo sua participação nos campos de Enchova e Polos Pampo. A compradora foi a Trident Energy do Brasil que pagou valor milionário à petroleira.
Entenda como funcionou a negociação e o motivo da estatal ter vendido sua atuação.
Petrolífera vende campos de produção de óleo e gás
A Petrobras (PETR4) possuía participação nos campos de Polos Pampo e Enchova, os quais são regiões ricas para exploração. Só no segundo trimestre deste ano, a produção chegou a 22 mil barris de óleo.
Eles ficam situações no litoral do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos e alcançam os campos da Enchova, que inclui Bicudo, Marimbá, Enchova Oeste, Pampo, entre outros.
Agora, essa atuação será feita pela Trident Energy, que comprou toda a cota de participação da petroleira pelo valor de 365,4 milhões de dólares. A negociação ainda poderá ocasionar o pagamento de valor extra em torno de 650 milhões de dólares.
De acordo com a estatal, o montante pago no fechamento da operação será somado ao valor negociado no ato da assinatura do contrato, 53,2 milhões de reais. Ou seja, a transação movimentou, até então, um total de 418,6 milhões de dólares.
Dessa forma, 100% da participação que era exercida pela Petrobras (PETR4) nos campos, agora pertence à Trident (TRIE). Esta operação promovida pela petrolífera faz parte das medidas adotadas para otimizar o portifólio da empresa, desenvolvendo novas estratégias para movimentar o capital da companhia.
Aumento de preço nas refinarias
Desde o retorno das atividades no país, a Petrobras (PETR4) vem anunciando vários aumentos da gasolina e do diesel nas refinarias. De acordo com o G1, esses combustíveis encarecerão em 4% e 6%, respectivamente.
Até o momento, este é o nono acréscimo que ocorre na precificação da gasolina. Dessa forma, a partir de sexta-feira (17), o consumidor irá pagar em torno de R$4,097 por litro deste combustível, já o diesel estará sendo vendido por R$3,147.