Cingapura aprovou a nova vacina contra o coronavírus da Pfizer (PFE)/BioNTech (BNTX) e espera receber as vacinas até o final do ano, disse o primeiro-ministro Lee Hsien Loong na segunda-feira (14), acrescentando que planeja estar entre os primeiros receptores da vacina.
A cidade-estado de 5,7 milhões de habitantes espera ter vacinas suficientes para todos até o terceiro trimestre de 2021 e vai torná-las gratuitas para os cidadãos e residentes de longa data, declarou Lee.
Embora a vacinação seja voluntária, Lee disse que ele e outros funcionários do governo estariam entre os primeiros beneficiários, depois dos profissionais de saúde e o pessoal da linha de frente, os idosos e os vulneráveis.
Veja mais: American Airlines (AALL34) transporta doses da vacina Pfizer (PFIZ34)
Cidade-estado também assinou acordos com Moderna (MRNA) e Sinovac
Cingapura também assinou acordos de compra antecipada e fez pagamentos antecipados de vacinas candidatas promissoras, incluindo aquelas que estão sendo desenvolvidas pela Moderna (MRNA) e Sinovac, reservando mais de US$ 1 bilhão para vacinas, disseram as autoridades.
“Meus colegas e eu, incluindo os mais velhos, seremos vacinados mais cedo. Isso é para mostrar a vocês, especialmente idosos como eu, que acreditamos que as vacinas são seguras”, disse Lee, de 68 anos, em uma transmissão nacional.
Adquirimos doses suficientes das vacinas para todos os cingapurianos e residentes de longa data, disse mais tarde o diretor de serviços médicos do ministério da saúde, Kenneth Mak, em uma coletiva de imprensa.
Os Estados Unidos, Canadá e um punhado de outros países aprovaram a vacina Pfizer (PFE) e BioNTech (BNTX), com um programa de inoculação em massa em andamento na Grã-Bretanha e outro nos Estados Unidos.
Cingapura vai começar a retirar restrições
Lee também disse que Cingapura suspenderia algumas restrições a partir de 28 de dezembro, incluindo permitir que grupos de oito se reunissem em público, de um limite de cinco.
Nossa situação agora está estável. Agora que as vacinas estão se tornando disponíveis, podemos ver a luz no fim do túnel, declarou Lee. Cingapura informou apenas um punhado de casos locais de Covid-19 nos últimos dois meses.
Dos mais de 58.000 casos de Cingapura, 29 pessoas morreram, uma das taxas de mortalidade mais baixas do mundo. Mais de 70 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus em todo o mundo, com 1,61 milhão de mortes, de acordo com uma contagem da Reuters.
Leia também: AstraZeneca (A1ZN34) compra Alexion (ALXN) por US$ 39 bilhões
Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.
Fonte: CNBC.