Saldo do PIS: Como consultar online

Trabalhadores de todo o país têm direito a receber o PIS. O fundo foi criado para garantir benefícios básicos ao trabalhador, financiando o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial, por exemplo.

Entre os anos de 1971 e 1988, foram depositados valores para os empregados, de iniciativa privada, que trabalharam durante esse período. Essas cotas acumuladas ficam a disposição do trabalhador para saque, rendendo-lhes uma renda extra.

Porém, muitos não sabem quanto receber e nem como realizar o processo. Com a chegada do meio digital, tudo acabou ficando mais prático e por isso, já é possível pode consultar o PIS online, seguindo os passos abaixo.

Saldo do PIS: Como consultar online
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quer aprender a consultar o PIS online? Fique aqui e confira como realizar o processo de maneira simples.

Diferença entre PIS e PASEP

Muitas pessoas acabam se confundindo quando menciona-se sobre receber alguns benefícios por direito, como o do fundo PIS/PASEP. Após receber um, trabalhadores acabam insistindo em receber o outro, alegando terem direito ao benefício.

Porém, PIS e PASEP são duas coisas diferentes. Apesar de serem dois fundos criados para garantir os mesmos benefícios para os trabalhadores, abrangem usuários diferentes em suas abordagens.

O PIS é exclusivo para pessoas que trabalharam na rede privada, enquanto o PASEP é destinado para contratados do setor público. Além disso, o pagamento do primeiro é realizado pela Caixa, enquanto o do outro é feito pelo Banco do Brasil.

Veja onde e como sacar o saldo do PIS

Caso já tenha uma conta na Caixa, sendo ela corrente ou poupança, a quantia a ser recebida pode ter sido paga automaticamente. Basta conferir o saldo para saber se o pagamento já foi realizado.

No entanto, se o trabalhador não tiver uma conta, a única maneira de realizar o saque é indo até uma agência da Caixa. Após locomover-se até o local, será necessário apresentar alguns documentos para sacar seu dinheiro.

Documentos aceitos

  • Identidade militar;
  • Passaporte;
  • Carteira de identidade;
  • Carteira de habilitação (desde que seja do novo modelo);
  • Carteira funcional (reconhecida por decreto);
  • Carteira de identidade (estrangeiros).

Caso possua um Cartão Cidadão com senha, é possível utilizar o mesmo para realizar saques de até R$3.000,00 reais em postos de atendimentos da Caixa, como lotéricas ou no autoatendimento.

Como consultar o saldo do PIS online

A maneira mais fácil de consultar o saldo do PIS é através da internet. O processo pode ser realizado através do aplicativo Caixa Trabalhador, que permite visualizar diversos benefícios que tem a receber. O app está disponível para Android e iOS neste link.

Após baixar o aplicativo, basta fazer um breve cadastro, utilizando alguns dos dados pessoais, como o CPF e a data de nascimento. Após realizado o cadastro, confira o vídeo abaixo para saber como consultar a aba dos benefícios.

Vídeo disponível

Alguns dos benefícios disponíveis são o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego, mais procurados pela população em geral. Para visualizar o saldo, basta clicar neles e informar o número do PIS.

Extra – quem pode receber o PIS

Trabalhadores que eram cadastrados no fundo PIS/PASEP, até a data de 04/10/88, tem direito a receber se ainda não tiverem realizado o saque. Caso não tenha realizado até a data de 30 de abril de 2020, o dinheiro foi incorporado ao FGTS, tendo em vista a extinção do PIS atualmente.