Recentemente, os investidores da empresa chinesa ByteDance, controladora do TikTok, avaliaram o aplicativo em torno de 50 bilhões de dólares no mercado. Este valor é superior ao atribuído às plataformas similares como Snapchat, segundo os analistas do setor de tecnologia.
A ByteDance vem buscando possibilidades para o futuro do TikTok, após os Estados Unidos exigirem que a companhia renuncie à administração do software, que chegou a 2 bilhões de usuários durante a quarentena.
O aplicativo encontra-se sob a averiguação do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, departamento que analisa as operações empresariais e suas implicações na segurança nacional dos EUA.
Acompanhe as últimas notícias sobre o aplicativo que agitou o mundo durante o lockdown.
Empresas norte-americanas de olho no TikTok
A General Atlantic e Sequoia, atuais investidores da ByteDance, já apresentaram sua oferta à administradora chinesa para obterem o controle do TikTok. Segundo a mídia dos EUA, as empresas americanas não foram as únicas a fazerem a oferta.
As companhias levaram em conta a avaliação da receita do aplicativo no mercado como sendo 50 vezes superior ao 1 bilhão, valor anteriormente estimado para este ano. Com isso o TikTok ultrapassa o Snapchat que foi avaliado em 33 bilhões de dólares, segundo especialistas da Refinitv.
Os analistas identificaram que a plataforma chinesa vem crescendo de forma rápida com o aumento do fluxo de capital originado pela publicidade online. Este desempenho levou à empresa estimar a receita de 6 bilhões de dólares para 2021.
De acordo com a Reuters, a ByteDance fixou a meta de 28 bilhões de dólares em faturamento do portifólio de aplicativos comandados por ela.
O intuito da empresa é promover a venda integral do TikTok, mas, se isto não for alcançado, a companhia irá comercializar apenas as atividades da ferramenta nos Estados Unidos. Até então, os valores dessa transação são desconhecidos.
Apesar dos rumores de venda para as corporações americanas, fontes próximas à ByteDance afirmaram que ela está realizando reestruturações internas e que essas mudanças podem repelir os investidores estadunidenses.
Polêmica envolvendo TikTok e governo dos EUA
Nos últimos dias, o Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS, em inglês) comunicou que o TikTok está sob análise do departamento, que encaminhou as avaliações ao presidente Donald Trump, conforme o Isto é Dinheiro.
O Secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, informou que o governo americano suspeita que a plataforma chinesa esteja sendo usado para espionagem da China. Segundo ele, Trump irá avaliar os riscos das atividades do aplicativo à segurança nacional dos EUA.
“Estamos analisando o TikTok e pensando em tomar uma decisão”, disse o presidente. O líder de governo já chegou a mencionar uma possível proibição do uso do aplicativo no território norte-americano.