As principais empresas de tecnologia do mercado podem estar furiosas com o processo do Departamento de Justiça contra o Google (GOGL34), da Alphabet, mas as operadoras de reservas de viagens online mostram-se a favor da medida.
Recentemente, o CEO do TripAdvisor (T1RI34), Stephen Kaufer, um crítico de longa data do Google, saudou a decisão do governo de investigar o gigante da tecnologia. As autoridades americanas alegaram que a empresa estaria fazendo monopólio de buscas e cortando os rivais dos principais canais de distribuição.
As companhias do setor de turismo aguardam pelas medidas que serão aplicadas pelas autoridades dos EUA em decorrência do processo contra o Google e por eventuais mudanças no mecanismo de busca.
CEO do TripAdvisor (T1RI34) apoia processo movido contra o Google (GOGL34)
Em entrevista à CNBC, o presidente-executivo do TripAdvisor (T1RI34), Stephen Kaufer, manifestou-se favorável à iniciativa do Departamento de Justiça dos EUA e alegou que o Google (GOGL34) pode estar prejudicando as companhias do segmento de turismo.
“Achamos que o DOJ está dando um primeiro passo importante, muito atrasado, mas bem-vindo, no entanto. O Google está usando seu domínio na administração da internet às custas de outras empresas”, declarou o executivo.
Segundo os sites de compras online para viagens, o Google (GOGL34) mostra classificação preferencial em seus próprios resultados de pesquisa quando os usuários procuram por opções de viagens. Logo, para as empresas, isto tem prejudicado a capacidade de direcionar o tráfego.
Empresas de reserva online perdem espaço para ferramenta
Nos últimos anos, a empresa de busca na internet lançou uma série de serviços de viagens como Google Flight e Google Hotel Ads. Antes, os sites TripAdvisor (T1RI34), Expedia (EXGR34) e Booking Holdings (BKNG34) eram originalmente as páginas mais populares para reserva de viagens antes da controlada da Alphabet entrar neste mercado.
Leia mais: Empresa de tecnologia tem o melhor desempenho do mercado de mídia social.
Durante o programa GeekWire Summit, o presidente-executivo da Expedia (EXGR34), Peter Kern, declarou que não tem o que alegar contra o Google (GOGL34), exceto que o mercado é não é justo.
Competição no mercado de viagens impulsiona investimentos em publicidade
Ainda, o Google (GOGL34) fomentou a concorrência no segmento de viagens, o que levou os sites de reservas TripAdvisor (T1RI34), Expedia (EXGR34) e Booking Holdings (BKNG34) a aumentar seus gastos com publicidade.
Segundo a Skift Research, estima esta indústria arcou com gastos de até US$ 16 bilhões em publicidade no Google (GOGL34) ano passado. O CEO do TripAdvisor (T1RI34) chegou a afirmar que a marca estaria em um posição melhor se não fosse pela ferramenta de busca.
“Não tenho dúvidas de que a Trip seria um negócio significativamente maior hoje”, disse o CEO da companhia.
No entanto, os orçamentos de publicidade foram reduzidos em 2020 devido à crise do coronavírus, e os analistas não esperam que os gastos voltem aos níveis pré-pandêmicos até que as reservas de viagens se recuperem dramaticamente.
Traduzido e adaptado por Equipe Folha Capital.
Fonte: CNBC News.