As ações e a moeda da Malásia caíram na terça-feira (12), depois que o rei declarou estado de emergência que durará até 1º de agosto, enquanto o país toma medidas para conter a disseminação do Covid-19.
Após o anúncio, o Ringgit malaio para Dólar americano atingiu uma alta de 4,072, ou cerca de 0,54% acima do fechamento anterior. Desde então, a paridade foi negociada em torno de 4,061, ou 0,27% acima do fechamento de segunda-feira (11).
Enquanto isso, o índice de referência FTSE Bursa Malaysia KLCI (KLSE) caiu cerca de 1,45% em relação ao seu fechamento do dia anterior. O estado de emergência pode terminar antes de 1º de agosto se o número de casos diários ficar sob controle e for efetivamente reduzido, disse o comunicado.
Veja mais: Mercados ao redor do mundo se apresentam mistos
Malásia diz continuar aberta a negócios
Em um comunicado em malaio emitido pelo Palácio Real da Malásia, foi informado que a medida proativa foi solicitada pelo primeiro-ministro Muhyiddin Yassin devido ao aumento de infecções por Covid-19 no país.
Em um discurso televisionado após a divulgação do comunicado, Muhyiddin disse que não haverá toque de recolher e que o governo civil e o sistema judiciário continuarão funcionando. Mas o parlamento será suspenso e as eleições não podem ser realizadas durante o período, acrescentou.
O primeiro-ministro também disse que a Malásia continua aberta para negócios e que o período de emergência dará ao país a tão necessária calma e estabilidade que precisam para se recompor.
Muhyiddin tem uma maioria mínima no parlamento e tem enfrentado pressão de sua coalizão governista para renunciar e pedir uma eleição antecipada. Em outubro, ele também havia buscado o estado de emergência, pedido que foi rejeitado pelo rei na época
Surto em casos Covid-19 na Malásia
O estado de emergência surge depois que os casos de Covid-19 na Malásia aumentaram nos últimos meses. Na semana passada, o número de casos diários relatados saltou para mais de 3.000 pela primeira vez desde o surto, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.
A Malásia relatou mais de 138 mil casos cumulativos de Covid-19 e 555 mortes até agora. A mudança também seguiu o anúncio de um dia antes de uma proibição nacional de viagens interestaduais, bem como um bloqueio de duas semanas em vários estados e territórios que começará na quarta-feira.
“A situação hoje é realmente muito alarmante. Nosso sistema de saúde está sob tremenda pressão, agora mais do que em qualquer outro momento desde o início da pandemia”, disse o primeiro-ministro em um discurso televisionado na segunda-feira (11).
Leia também: Vacina Johnson & Johnson (JNJ) em fase final de testes
Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.
Fonte: CNBC.