Na última semana, a multinacional americana Analog Devices Inc (ADI) anunciou a compra da empresa Maxim Integrated, sua concorrente no ramo de tecnologia. A transação movimentou bilhões de dólares, apimentando o cenário corporativo deste ano.
Este feito representa a fusão das duas maiores fábricas de chips analógicos dos Estados Unidos. Com a compra, o embate do merca será diretamente entre a Analog e a líder do ramo, a Texas Instruments.
Durante as negociações, as ações da Maxim operavam em valorização enquanto os papéis da Analog apresentaram baixa. Conforme avaliação do especialista em estratégia empresarial, Peter Cohan à Forbes, esta transação entre as companhias possui lucratividade suficiente para cobrir o investimento da Devices.
Veja como a fusão de duas das maiores empresas de semicondutores dos EUA repercutiu no âmbito empresarial mundial, e quais as estimativas de profissionais do mercado.
Maior acordo de fusão do ano de 2020
A Analog Devices informou ao público que estaria pagando 21 bilhões de dólares na compra da rival Maxim Integrated Products. A negociação gerou às empresas o título de maior acordo de fusões e aquisições de 2020.
Durante a transação, os ativos da MIP subiram em torno de 13%, enquanto as ações da Devices caíram 1,7%.
De acordo com o especialista, os bilhões destinados à compra da concorrente e as ações combinadas serão recuperados com os resultados positivos da negociação. Para Cohan, existem quatro motivos que o faz enxergar a recuperação do valor investido:
- A companhia vendida oferece uma indústria atraente;
- A junção das duas fabricantes disponibilizará no mercado maior qualidade nos produtos oferecidos;
- O montante pago não é de difícil reparo já que ambas as marcas são gigantes da tecnologia nos Estados Unidos;
- A ADI fará uma ótima integração da Maxim em sua corporação.
Com a fusão, a ADI dará 0,63% de suas ações à concorrente, e esta dará à ex-rival 31% de participação. Antes do acordo, a Analog, com sede em Massachusetts e a Maxim, da Califórnia, competiam em diferentes segmentos verticais do mercado por semicondutores.
Segundo a Forbes Brasil, o propósito principal desta operação é a ampliação da atuação da Analog na fabricação da rede 5G, que tem sido muito aguardada pelo mundo todo, e também pelo desenvolvimento dos chips automotivos que são marca registrada das companhias norte-americanas.