Na manhã desta segunda-feira (26), a AstraZeneca (A1ZN34) informou que sua potencial vacina contra Covid-19 produziu resposta imunológica semelhante em adultos, mais velhos e mais novos.
A gigante farmacêutica britânica, que está desenvolvendo proposta de imunização ao novo vírus em colaboração com a Universidade de Oxford, declarou que respostas adversas à vacina entre os idosos também foram menores.
Anteriormente, consoante à Organização Mundial da Saúde (OMS), os idosos, além de pessoas de todas as faixas etárias com problemas de saúde já existentes, podem desenvolver um quadro clínico mais severo ao contrair a Covid-19 do que outros indivíduos.
AstraZeneca (A1ZN34) fala sobre imunização da vacina contra o novo vírus
Um porta-voz da AstraZeneca afirmou, por e-mail à CNBC, que é encorajador ver que as respostas de imunização foram semelhantes entre adultos mais velhos e mais jovens. Além disso, a capacidade da vacina de gerar efeito colateral foi menor em idosos.
A fonte citada também declarou que os resultados da farmacêutica constroem ainda mais o corpo de evidências para a segurança e capacidade de imunidade do AZD1222 (código da potencial vacina Oxford-AstraZeneca).
O pronunciamento aumenta as esperanças de que uma vacina contra Covid-19 seja desenvolvida antes do final do ano. Farmacêuticos e centros de pesquisa estão lutando para fornecer uma proposta segura e eficaz na tentativa de pôr fim à pandemia que já ceifou mais de 1,15 milhão de vidas.
CEO afirma que efeito pode durar 1 ano
Recentemente, o CEO da AstraZeneca (A1ZN34), Pascal Soirot, afirmou que a vacina da farmacêutica provavelmente fornecerá proteção contra infecção do coronavírus por cerca de um ano.
Leia mais: Ações de farmacêutica caem após morte de voluntário da vacina contra Covid-19.
De acordo com a OMS, dezenas de vacinas candidatas estão em avaliação com algumas já realizando ensaios clínicos em estágio avançado antes de buscar a aprovação formal.
Traduzido e adaptado por Equipe Folha Capital.
Fonte: CNBC News.