Os clientes do banco digital Nubank e dos serviços de pagamento PicPay puderam contar com serviços de transferência do valor do auxílio emergencial para suas contas. Porém, nos últimos dias, os usuários vêm alegando o desaparecimento dessa quantia.
Até o momento, a Caixa Econômica Federal tem centralizado o recebimento dos R$600 na ferramenta do Caixa TEM. Este recurso possibilita que os beneficiários tenham acesso ao dinheiro e possam realizar transações como pagamentos, saques e transferências.
O cronograma destes recebimentos foi organizado levando em conta a data de aniversário dos solicitantes e as operações foram separadas por datas, com a finalidade de evitar aglomerações nas agências.
Saiba mais informações sobre o desaparecimento do incentivo do governo das contas dos usuários de aplicativo.
Sumiço do benefício
Muitos beneficiários do Auxílio Emergencial vêm utilizando plataformas como Nubank e PicPay para facilitar o acesso ao incentivo financeiro, tendo em vista que a Caixa tem utilizado apenas a aplicativo Caixa TEM para movimentar os valores.
Quem não é correntista da instituição precisa transferir a quantia para o próprio banco através da conta digital criada pela instituição. Por isso, o uso do banco digital e do serviço de pagamento tem sido útil para realizar transferências de forma rápida.
Entretanto, na última terça-feira (7), diversos usuários dessas fintechs identificaram que valores referente ao benefício desapareceram de suas contas. Com a repercussão das reclamações, os representantes das startups se manifestaram.
Nubank e PicPay se pronunciam
Em nota publicada, o banco virtual afirmou que o sumiço dos valores ocorreu em razão de falhas constantes da ferramenta Caixa TEM. Ainda, segundo a instituição outros equívocos foram detectados pelo Nubank, como por exemplo o pagamento de valores superiores ao devido nas contas dos seus clientes.
Auxílio duplicado e solução da Caixa
De acordo com o comunicado da startup, os valores excedentes serão estornados ao banco. Isso porque segundo a Caixa, o que ocorreu foi um envio duplo do Auxílio Emergencial aos usuários dos bancos digitais.
Até o sistema da Caixa ser estabilizado, o serviço de emissão de boleto para depósito do incentivo fiscal ficará suspenso. Os beneficiários que tiveram prejuízos com o ocorrido já foram identificados e já receberam devidamente o benefício.
O PicPay também alegou ineficácia no software desenvolvido pelo banco estatal. Porém, as falhas ocorreram em transações isoladas, e que neste caso, a própria Caixa deverá realizar a devolução da quantia debitada na conta dos beneficiários que utilizam a carteira digital.