Os mercados monetários veem uma chance maior de o Banco do Canadá (NA) cortar as taxas de juros para perto de zero, já que as restrições econômicas mais rígidas para conter uma segunda onda de casos de Covid-19 compensam o otimismo de que a atividade se recuperará no final deste ano.
Estima-se que as taxas de juros tenham atingido o fundo do poço no Canadá depois de caírem 150 pontos-base em março passado, para uma baixa recorde de 0,25%, nível que o Banco do Canadá (NA) considerou o limite inferior efetivo.
Mas em novembro, o governador Tiff Macklem disse que um piso inferior poderia permitir que o banco central do Canadá relaxasse ainda mais caso a economia venha a enfraquecer.
Veja mais: Banco Central Europeu libera US$ 600 bilhões em estímulos
BoC (NA) irá se decidir na próxima semana
Dados divulgados na sexta-feira (8) mostraram que o Canadá cortou empregos em dezembro pela primeira vez em oito meses. Economistas estão se preparando para mais fraquezas no relatório de janeiro, depois de um início lento para o lançamento da vacina e com províncias adotando mais bloqueios.
O BoC (NA), que deve tomar uma decisão política na próxima semana, descartou as taxas de juros negativas, portanto, um afrouxamento adicional provavelmente seria um chamado corte de micro taxa de menos de 25 pontos base.
“O fato de o Banco do Canadá ter mantido a porta aberta para isso (um corte nas taxas) nos últimos meses não passou despercebido pelos mercados. As pessoas estão de guarda alta, embora não esteja claro que mais estímulos são necessários”, disse Andrew Kelvin, estrategista-chefe da TD Securities.
Refletindo o risco de corte da taxa, a taxa de swap overnight de três meses do Canadá caiu abaixo do nível de 0,2%, onde a taxa overnight tem se estabilizado. Caiu 4 pontos base desde novembro, para negociação a cerca de 0,17%.
Outros bancos têm cortado taxas de juros
Outros bancos centrais mudaram em pequenos incrementos. Em novembro, o Banco da Reserva da Austrália cortou sua taxa de juros em 15 pontos base, para 0,1%, enquanto o Banco da Inglaterra fez o mesmo em março passado.
“Se você acha que 25 pontos base não é o limite inferior efetivo, então por que não moveria as taxas para o limite inferior efetivo, uma vez que temos flexibilização quantitativa em andamento e ainda estamos comprando títulos provinciais”, disse Kelvin.
Um corte nas taxas poderia adicionar estímulo ao reforçar os já baixos custos de empréstimos e verificar ganhos adicionais para o Dólar canadense. Ajustar o programa de compra de ativos e definir metas de curva de rendimento são outras opções de flexibilização que o BoC sinalizou.
Analistas dizem que é possível outro corte
A atividade econômica deve se recuperar quando os bloqueios terminarem e as vacinações se tornarem mais generalizadas, mas analistas dizem que o potencial para outro corte nas taxas não deve ser ignorado.
O economista sênior da CIBC Capital Markets, Royce Mendes, disse que o simples fato de o Banco do Canadá mencionar isso em comentários preparados significa que eles estão pensando a respeito. O Banco do Canadá (NA) não quis comentar a respeito.
Leia também: Mercados ao redor do mundo se apresentam mistos
Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.
Fonte: Investing.