A Samsung (005930) anunciou seus mais novos smartphones da família Galaxy na quinta-feira (14) e esses dispositivos mais caros devem fornecer melhores retornos em termos de receita e margens, disse um analista.
Os dispositivos de ponta da Samsung (005930) são produtos “troféus” que sinalizam para a indústria em geral o tipo de inovação que a empresa tem guardado para o resto de sua linha de produtos, disse Bryan Ma, vice-presidente de pesquisa da International Data Corporation.
A companhia anunciou três smartphones para a série Galaxy S, as versões S21, S21+ e S21 Ultra para suceder os dispositivos S20 da empresa. O lançamento foi transmitido às 12h00 no site da Samsung (005930).
Veja mais: Samsung (005930) quer substituir Huawei (002502) em leilão 5G
Samsung (005930) antecipa lançamentos
Normalmente, a Samsung lança seus dispositivos em fevereiro ou março, durante a feira Mobile World Congress, mas a companhia antecipou o lançamento para janeiro para capitalizar as dificuldades contínuas da Huawei lançando um produto que aproveite o máximo possível dessa oportunidade.
A certa altura, no ano passado, a empresa chinesa Huawei havia destronado a Samsung (005930) como a maior fabricante mundial de smartphones, mas esse triunfo durou pouco e sua participação no mercado de smartphones encolheu .
Como parte de uma luta comercial mais ampla entre Washington e Pequim, as sanções dos EUA contra a China prejudicaram a capacidade da Huawei de fazer negócios.
Enquanto a Samsung conquistou parte do mercado no ano passado, a fabricante chinesa de smartphones Xiaomi (1810) intensificou seus esforços em lugares como a Europa Ocidental para preencher a lacuna deixada pela Huawei por meio de promoções agressivas e esforços de visibilidade.
Samsung (005930) aposta em novidades contra concorrentes
Provavelmente outra razão pela qual a Samsung provavelmente antecipou seu evento de lançamento, de acordo com Ma, é a concorrência. Por mais que a Xiaomi (1810) seja conhecida por ter produtos de gama baixa, eles chamam a atenção. É aqui que a Samsung entra no palco e diz: “Olha, isso é o que temos aqui também”, disse ele.
A maturidade da indústria de smartphones limita o tipo de inovação que empresas como a Samsung podem alardear para sua nova geração de dispositivos. Mas a maior fabricante mundial de smartphones está fazendo progressos em uma área onde o resto da indústria ainda está tentando se recuperar.
Uma das grandes coisas em que a Samsung (005930) está apostando são os celulares dobráveis, que a maioria do resto da indústria ainda não tem. E a Samsung já está em sua segunda geração, mudando para produtos de terceira geração, ponderou Ma.
Empresa irá expandir modelos dobráveis
O presidente da Samsung (005930) e chefe de negócios de comunicações móveis, TM Roh, disse no ano passado em um post em um blog que a empresa expandirá seu portfólio de smartphones dobráveis, tornando esses dispositivos mais acessíveis a todos.
Isso poderia sinalizar smartphones dobráveis com um preço menos robusto do que o que a Samsung (005930) tem atualmente no mercado. Ainda assim, é improvável que o lançamento dos smartphones na quinta-feira altere muito o preço das ações da Samsung.
Samsung (005930) lucra mais com semicondutores
Mesmo com o lançamento, o principal gerador de lucros para a empresa é seu lucrativo negócio de semicondutores, que vende chips de memória usados em smartphones, laptops e data centers.
Esta divisão de produtos da marca Samsung (005930), particularmente nesses produtos de ponta, ainda são muito lucrativos para eles e devem continuar a oferecer retorno nesse sentido, disse Ma, referindo-se aos negócios de TI e comunicações móveis da Samsung.
“Acho que há obviamente alguma pressão no meio da pandemia, tanto nas unidades quanto nos preços médios de venda, mas, apesar disso, este ainda é um produto carro-chefe que tem seu lugar na indústria”, finalizou Ma.
Leia também: Xiaomi (1810) tem lucro bilionário com avanço das vendas de smartphones
Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.
Fonte: CNBC.