Muita gente planeja economizar dinheiro todos os anos, seja para a viagem dos sonhos, casa própria ou para outras metas. No entanto, a maioria das pessoas falham nessa missão por não saberem por onde começar.
Uma das principais coisas que a crise ensina é a necessidade de estar pronto para qualquer cenário. Por isso o ideal é também ter um fundo de emergência como forma de prevenção aos imprevistos da vida.
A verdade é que poupar dinheiro não é uma tarefa tão simples, essa decisão requer disciplina e determinação. Mais importante que começar bem nessa caminhada é terminar logrando êxito. Logo, 5 passos podem ajudar a tornar esse trajeto menos complicado.
Veja algumas iniciativas que podem melhorar as finanças.
Como economizar dinheiro?
Passo 1. Revise as despesas: avalie as contas e veja se não paga por recursos que estão em inutilidade. Revisar serviços inúteis ou até trocar os que estão em utilidade por algo mais barato já ajuda na economia mensal;
Passo 2. Não gaste por impulso: evite gastos desnecessários. Caso tenha se deparado com algo que goste, tire um tempo para pensar se aquilo é necessário. Também, avalie o preço do item e veja se cabe no orçamento;
Passo 3. Opte por descontos: os famosos cupons de descontos são aliados da economia. Procure por páginas que disponibilizem esses recursos. Opte por promoções e prefira lojas que ofereçam benefícios aos clientes;
Passo 4. Faça negócio pela internet: ganhe um dinheiro extra colocando objetos e roupas que estão em desuso à venda na internet. O inverso também é válido, afinal, é possível encontrar peças em bom estado e por preços significativamente menores no comércio online;
Passo 5. Anote todos os gastos: acompanhe de perto as despesas da casa. Ter um caderno de finanças é um dos conselhos básicos para organização.
Todos os gastos na ponta do lápis
É muito importante para o gerenciamento da vida financeira anotar a renda mensal, despesas fixas e variáveis. Esta iniciativa resultará no controle eficiente do dinheiro que entra e sai do bolso.
Lembre-se de criar um fundo de emergência e destiná-lo em opções do mercado de renda fixa pois eles garantem certa rentabilidade e são mais seguros.
Ter respaldo financeiro é essencial para cenários de imprevisibilidade e consequentemente evita futuras dores de cabeça. Para este objetivo, os títulos públicos com rentabilidade atrelada à Taxa Selic pode ser uma boa opção.