Ações da Europa em lenta recuperação

A recuperação do impacto econômico em decorrência da pandemia do coronavírus continua a ser um trabalho árduo no curto prazo, mas as ações europeias estão se acostumando a esperar por um 2021 mais brilhante.

Os mercados de ações estavam em alta na quinta-feira (17), depois que as negociações sobre um acordo comercial entre o Reino Unido e a UE pareciam caminhar lenta mas seguramente para uma solução que, pelo menos, evitará o caos total nas fronteiras em 1º de janeiro.

Para as empresas, entretanto, as perspectivas estão se tornando mais atraentes, permitindo que os investidores olhem para além de dados econômicos e de saúde ainda sombrios.

Ações da Europa em lenta recuperação
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja mais: Wish (WISH) estreia na Nasdaq (IXIC)

Setores do Stoxx (SXXP) ainda lutam para se recuperar

Em um dia em que a Alemanha registrou o maior número de novos casos de Covid-19, e o presidente francês Emmanuel Macron testou positivo, o índice Stoxx 600 (SXXP) Automobiles & Parts subiu 0,4% no meio da manhã. O índice aumentou 5% no último mês, apesar de todas notícias negativas.

O Grupo SSP (SSPG), relatou sua maior perda anual de 426 milhões de libras (US$ 575 milhões) antes de impostos no ano até o final de setembro, em uma queda de 51% nas vendas semelhantes.

A empresa disse em nota que os três meses até dezembro também foram péssimos, com vendas estimadas em queda de 80% no ano. Ela também espera que os primeiros três meses de 2021 sejam voláteis.

Mesmo assim, as ações do Grupo SSP (SSPG) recuperaram de uma perda inicial de 5% para menos de 2%, ainda na faixa em que se estabeleceu desde o anúncio do sucesso da Pfizer (PFE) e BioNTech (BNTX) no desenvolvimento de uma vacina.

Algumas ações já estão consolidadas na Europa

Havia pouco para se alegrar na última atualização do fornecedor aeroespacial francês Figeac (FGA), que se recuperou recentemente devido às boas notícias da vacina. As ações da Figeac (FGA) subiram 6,1% na falta de novas surpresas negativas.

Para outros, entretanto, houve mais sinais de que a recuperação já está bem consolidada. As ações da Electricite de France (EDF) subiram 2,3% depois de revisar sua meta de lucro operacional base para o ano para 16 bilhões de euros. 

A Villeroy & Boch (VIBG_p), uma midcap alemã que fornece louças e cerâmicas para ambas as empresas e clientes domésticos, revisaram sua orientação de lucro para 2020 para cima pela segunda vez.

Ajudados por vendas on-line dinâmicas para seus clientes privados abastados, e de uma forte recuperação na China, as ações da Villeroy & Boch (VIBG_p) subiram 7,6%, atingindo um novo máximo pós-pandemia.

Leia também: Tribunal sueco pode excluir Huawei (002502) de leilão 5G

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: Investing.